Lidar com a decepção
A decepção faz parte da vida. Afirmo peremptoriamente que é necessário para o desenvolvimento humano. O desapontamento, na grande maioria das vezes é um impulso para a ação, fornece-nos motivação para crescer e ir ao encontro dos nossos objetivos.
A decepção pode considerar-se sempre que identificamos um erro entre aquilo que desejamos alcançar ou que acontecesse e aquilo que realmente alcançámos ou que aconteceu. Sempre que identificamos esta discrepância, na grande maioria das vezes podemos ficar decepcionados, com os outros ou conosco mesmos.
Mas é exactamente essa discrepância que nos permite avançarmos, que nos permite nos questionarmos, que nos permite olhar a realidade de frente e progredirmos. A decepção é uma forma de frustração, e aprender a lidar com a frustração é uma habilidade necessária para conseguirmos lidar com as nossas emoções de forma funcional.
(Miguel Lucas - Escola Psicologia)
Mensagens Relacionadas
Não há amor sem ciúme. Se você ama tem medo de perder e esse receio acaba por falar mais alto em diversas situações. Apesar disso, jamais podemos esquecer que esse mesmo ciúme é como uma chama. Se não tivermos cuidado e não formos equilibrados, ela acaba alastrando e vira um incêndio que consome o nosso relacionamento.
Se você sente medo que a pessoa que ama vá embora, o melhor é lutar todos os dias por conquistá-la e ela vai querer ficar, por vontade própria, para sempre do seu lado.
Como lidar com uma perda tão grande que faz meu coração parecer que vai quebrar em mil pedaços? Uma pessoa que tinha uma vida inteira ainda pela frente teve sua história interrompida e agora só há espaço para dor, choro e o sentimento de injustiça.
É difícil enfrentar uma situação tão triste e me apegar em memórias boas neste momento. A única coisa que quero agora é estar de luto e chorar a dor da perda dessa pessoa querida.
Não sei se foi a vida que prometeu ser mais do que é, ou se fui eu que ignorei todos os defeitos que ela tem.
Mas nem tudo é um mar de rosas neste mundo por onde passamos, e agora eu estou sentindo na pele o seu lado mais ruim.
Sinto uma grande decepção com tudo que me rodeia, e uma necessidade de eliminar o que me impede de ser feliz.
Não sei onde posso encontrar forças, mas não vou parar de procurar. A vida não me trouxe nada de bom, porém, vou continuar a lutar, pois só quero poder sorrir a cada manhã.
Quando eu me senti perdida, ninguém me estendeu a mão. Dizem que é nos momentos de dificuldade que vemos nossos verdadeiros amigos, mas no meu caso apenas deu para perceber que não tenho ninguém com quem posso contar.
A maior decepção não é me sentir sozinha, mas sim saber que estou desamparada com tantas pessoas por perto que sempre me prometeram amizade incondicional. A vida me tem ensinado da pior forma que as palavras nada valem, se não forem acompanhadas de ações.
O ser humano raciocina e tem muita inteligência, mas muitas vezes usa tudo isso para as piores causas. Quanto mais conheço algumas pessoas, mais decepção sinto. É lamentável todos os dias ter de assistir e suportar certas atitudes que em nada dignificam a nossa espécie.
O que vai no coração do homem muitas vezes é puro ódio e maldade. São muitas às vezes que me pergunto se será para sempre assim. Já não sinto prazer em viver em uma sociedade assim.