Mensagens de Luto

Na hora da morte todos se unem na mesma dor, porque não existe sentimento mais pesaroso que perder alguém que se ama de coração.

Por isso, quero enviar meus sinceros pêsames por essa lamentável tragédia que aconteceu. Que Deus cuide de você e da sua família e lhe dê muita força para suportar este momento. Pode contar comigo para tudo que precisar.

O pai é sempre o pilar de uma família. É o membro mais altivo de todos e faz com que todos o respeitem de forma distinta de qualquer outro. O Pai de vocês era isso e muito mais. Ele conquistou uma coisa em vida muito importante chamada imortalidade.

Ele se foi, é verdade, mas deixou todo o seu legado. Tudo o que ele quis dizer, ele disse. Tudo que ele quis realmente fazer, ele fez. Somente do corpo é que as saudades serão sentidas porque ele estará sempre presente. Os meus Pêsames!

É em momentos como esse que tudo parece estar perdido. Imagino que sua família esteja sem rumo, sem estrada, sem caminho, mas a verdade não é essa. Após esse luto tão triste e tão difícil, todos vocês vão achar um modo novo de encarar a vida, uma nova forma de viver, e é aí que os sorrisos voltarão a aparecer.

É aí que todos vocês vão orgulhar seu Pai, porque tenho certeza que seu maior desejo é que vocês encontrem o brilho do sol em todas as manhãs.

Meus pêsames, amiga. Você não merecia estar passando por uma situação dessas, ainda mais com uma pessoa tão querida e próxima de você. Estou sem palavras para descrever quão triste estou por ver você passar por esta perda. Sinto muito.

Você estará sempre comigo, tia! Ainda não consegui aceitar que você foi embora, que partiu sem se despedir. Acredite que não conheço tristeza mais forte do que esta que meu coração está sentindo.

O sentimento que sempre nos uniu será o mesmo que nos vai ajudar a superar a distância, a saudade, o luto, o adeus. Só desejo que sua viagem seja feita com paz e amor, tal como você sempre desejou! Até um dia, querida tia!

Nessa hora em que você chora, em que tudo à sua volta parece ter desabado, nesse momento em que o sentimento de perda está corroendo seu coração, quero que saiba que estou aqui do seu lado para tudo que precisar, amiga. Não consigo fazer o tempo voltar atrás, nem devolver a vida a quem já partiu, mas faço questão de lembrar que você é uma guerreira e que vai conseguir ultrapassar essa infelicidade.

Agora é tempo de luto, de aceitar que alguém que amava foi embora e de sentir o apoio das pessoas que têm um carinho especial por você. Jamais deixarei que abaixe a cabeça ou que desista de ser feliz. É nos momentos de angústia e dificuldade que se vê a força de uma amizade e pode contar com a minha a qualquer hora, para chorar, desabafar ou simplesmente ter uma companhia.

Lamento muito que esteja enfrentando essa situação desoladora, injusta e que jamais deveria acontecer, e envio também meus pêsames a toda sua família. Vocês estarão presentes nas minhas orações em que pedirei a Deus que providencie a paz, o consolo e a força que precisarão daqui em diante.

Nossa família está mais pobre que nunca. Todos perdemos a referência das nossas vidas, o homem que sempre tinha uma palavra sábia a dizer. Você partiu, querido avô, mas jamais será esquecido.

Ficarão as memórias de doces momentos que juntos vivemos. Você marcou minha infância e foi um grande exemplo de luta pelos melhores princípios. Seus conselhos oportunos serão eternamente uma ajuda que me continuará guiando pelos melhores caminhos.

Eu não sei se vou precisar de mais tempo para aceitar que minha amiga se foi para sempre. Tem sido tão duro lidar com seu desaparecimento, com seu adeus infinito.

Sinto que nossa união é muito forte e que vai até continuar independentemente da sua morte. Tenho chorado todos os dias, mas nem por isso desisto de me reencontrar e aceitar a verdade.

É por ela, aliás, será sempre por ela que lutarei para retomar meu caminho. Irei orar por ela, amá-la do mesmo jeito, recordar seu nome a toda hora. É um luto difícil, talvez eterno, mas obrigatório. Descanse em paz, querida amiga.

Este é um dos dias mais importantes do ano para mim. É nesta hora que recordo com mais força todos os amigos e familiares que já partiram para outro mundo.

E cada vez mais tenho certeza que estou junto de todos. Sim, porque quanto mais o tempo passa, mais intensas ficam as lembranças que mantêm vivos todos aqueles que permanecem no meu coração.

A vida é assim! Ora se comemora, ora se chora, ora se celebra a existência da vida. Hoje somos todos imortais nos corações de quem amamos e de quem nos ama!

Quem está preparado para uma despedida eterna de um pessoa querida? Será que somos preparados para lidar com a morte de uma forma confortável? Certamente não é fácil absorver a ideia de que nunca mais iremos encontrar uma pessoa que nos desperta bons sentimentos, mas temos no luto pelo menos uma forma de tornar toda esta dor um pouco mais amena.

Cada um tem uma maneira específica de viver o luto, e o tempo dedicado a ele não necessariamente deve ser proporcional ao tamanho do sofrimento. O que realmente importa logo após o momento da perda, é extravasar da forma que lhe for mais conveniente todo sentimento negativo que estiver preso por dentro.

Seja qual for a crença ou a religião, o luto é um momento saudável, que não deve ser reprimido, muito menos ignorado. Viva o luto sem nenhum limite, elimine a tristeza gradativamente e conforte o seu coração de todo a dor que perturbar a sua mente.

Estou de luto. Hoje, aquela que foi a minha grande companheira de aventuras e melhor amiga partiu para sempre deste mundo, despertando em mim uma tristeza sem fim. Partiu cedo demais, mas espero que pelo menos encontre a paz eterna. Eu ficarei eternamente na saudade.

Pensava que um dia iria superar, que o tempo iria curar, mas a dor da perda de uma pessoa especial é algo que, cada vez mais, sei que nunca vou deixar de sentir.

Ainda me pego chorando em silêncio, procurando por uma mão que sei que não está mais lá. Sofro por uma pessoa que já não faz parte do mundo, mas não há como deixar a minha mente. Meu luto é algo que vou ter de aprender a conviver.

Sinto a dor da perda enquanto
tento ter fé e entender como
posso me despedir assim
de uma amiga tão especial.

O adeus está entalado
porque não consigo acreditar
que ela se foi de repente.

Tenho comigo lembranças
queridas e planos que caíram
em um vazio.

Ela sempre será uma amiga
muito especial, não importa
quanto tempo passe.

Nunca vou esquecê-la!

Eu posso sentir a sua dor, posso compartilhar o seu luto, amiga. Tudo que quero é que saiba que não está sozinha. Estou aqui, assim como muitas outras pessoas que a amam muito e querem ajudá-la neste momento difícil.

O sol voltará a brilhar, mesmo que isso pareça impossível agora. Tenha fé e saiba que a dor que você está sentindo é perfeitamente normal. Você pode chorar quanto precisar, pode viver este luto, só saiba que não precisa enfrentar tudo sozinha.

Sinto muito, querida amiga.

Tudo parece triste, cru, infeliz. Desde que minha amiga se foi, nada tem o mesmo sabor, tudo é pálido e sem cor. Faria tudo para voltar no tempo e impedir este momento, mas não posso, não consigo.

Se você puder me ler ou escutar, amiga, gostaria que soubesse que vou preservar nossa amizade. Aconteça o que acontecer eu vou manter este sentimento que nos manteve lado a lado em tantas aventuras.

Agora só me resta chorar, procurar fazer meu luto com a mente sossegada e orar. Enquanto eu existir, você existirá também, eu prometo.

Dizem que o tempo é capaz de curar tudo, mas não vejo como será capaz de preencher o vazio que uma pessoa amada deixa quando falece. Queria eu acreditar que esta dor um dia irá passar, mas não vejo saída porque hoje minha única vontade é de chorar. Como é dolorosa esta perda.

Querida avó, chegou o momento do inevitável e terrível adeus. Todos sabem que ninguém viverá para sempre, que a definitiva despedida deste mundo chegará para todos, mas como é difícil aceitar, como é doloroso ver partir para sempre aqueles que tanto amamos.

Avó do meu coração, você deixará muita saudade, mas encontro algum consolo em saber que viveu uma grande e bela vida; que foi feliz e que deixa muito amor e lindas recordações com os que ficam. Descanse em paz, querida avó!

Hoje eu pensei em você com saudades e meu coração se encheu de tristeza, e fez as lágrimas transbordarem pelos meus olhos. Mas não há nenhuma novidade nisso, porque eu pensei em você ontem, e anteontem, e todos os dias desde que você se foi.

Eu penso em você em silêncio, e muitas vezes chamo o seu nome. Penso que você ainda está aqui, ao meu lado. Mas infelizmente tudo que me resta são memórias, são imagens, objetos, músicas e poemas que me fazem lembrar você, e reacender o amor dentro do meu coração.

A sua lembrança continua viva, presente, latente em minha vida e em todas as partes da casa, e nunca irá desaparecer. Deus agora tem você em Seus braços, mas eu terei você eternamente em meu coração.

É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso grande amigo e companheiro de jornada. A sua morte nos pegou de surpresa e o levou de nós repentinamente. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão.

Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.

Não espere um sorriso para ser gentil;
Não espere ser amado para amar;
Não espere ficar sozinho para reconhecer
o valor de quem está ao seu lado;
Não espere ficar de luto para reconhecer
quem hoje é importante em sua vida;
Não espere o melhor emprego
para começar a trabalhar;
Não espere a queda para
se lembrar do conselho;
Não espere a enfermidade para perceber
quão frágil a vida;
Não espere pessoas perfeitas
para então se apaixonar;
Não espere a mágoa para pedir perdão;
Não espere a separação
para buscar reconciliação;
Não espere a dor para acreditar em oração;
Não espere elogios
para acreditar em si mesmo;
Não espere que o outro tome a iniciativa
se você foi o culpado;
Não espere o eu te amo
para dizer eu também;
Não espere o dia da sua morte
para começar a amar a vida;
E então, o que você está esperando?

É difícil aceitar. É difícil acreditar em Deus nessas horas. É quase impossível pensar que Deus sabe o que faz e se resignar à vontade Dele. Deus levou você de mim, Deus levou o meu amor! Como posso viver agora? Sinto uma dor que me consome, que me rasga por dentro. Será que algum dia serei capaz de sorrir novamente? Será que essa saudade que me mata vai um dia passar e vou voltar a amar a vida?

Você foi embora de repente, e o nosso amor ainda prometia tanto. Ainda tínhamos tanto para viver. Sinto uma revolta muito grande em meu peito, não consigo aceitar que Ele tenha levado você de mim. Em alguns momentos, sinto-me desesperada, sinto que não vou conseguir aguentar.

Não sei a quem recorrer neste momento de dor, nem ao menos consigo rezar para acalmar o meu coração. Por que a vida nos prega golpes tão cruéis? Tão difíceis? Por que os dias não podem ser sempre doces como eram aqueles quando estávamos juntos.

Eu só espero um dia conseguir recuperar a minha fé e a esperança, e sentir o meu coração acalentado, mesmo já não tendo você comigo. A dor ainda é maior que tudo, você se foi, mas o meu amor por você continua aqui, pulsando forte dentro de mim. Esteja onde você estiver, peço que me dê forças para continuar e para reencontrar a paz que tinha no seu abraço, encostada ao seu peito. Espero poder um dia olhar para céu e ver no brilho e no calor das estrelas o seu sorriso.

Eu te amo e amarei para sempre, meu amor!

Sabemos que um dia é inevitável, que mais tarde ou mais cedo teremos que dizer o definitivo e terrível adeus a alguém que amamos. Mas jamais pensei que teria de viver essa despedida com você, amiga.

Que tristeza, que impotência, que desespero! Pergunto porquê, mas ninguém sabe responder. Tento aceitar o impossível, mas meu coração se recusa a conceber a ideia de que não voltarei a ver seu sorriso, escutar sua voz, abraçar você...

Você partiu, cedo demais e tão de repente. Seria sempre cedo demais, mas agora sinto que ficou tanto por dizer, tanto por fazer, tanto por viver! Vou sentir a sua falta até que a vida se esgote também do meu corpo, e até lá honrarei sua memória e toda a história que construímos. Descanse em paz, minha querida amiga. Até sempre!

Ao longo da vida sentimos a dor da ingratidão chegar de diferentes corações, mas nada dói tanto como sentir a ingratidão de um filho. Pois é sentir que fracassamos, que todo o amor e dedicação foram em vão.

Dói, é verdade, mas mesmo assim luto contra a frustração e jamais desisto. Pois enquanto me restarem vida e forças, terei esperança em que seu coração enxergará o erro, meu filho.

Todos atravessamos diferentes fases na vida, todos erramos, uns mais outros menos, e eu quero que você saiba, meu filho, que quando quiser, estarei aqui para o desculpar.

Você é meu filho, ontem, hoje e para sempre, e é para o bem e para o mal, assim como meu amor por você é incondicional!

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer às suas vidas um brilho de luz. A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.

Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. Nossa vontade de conquistar espaço nos distancia de quem sempre nos amará, e esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.

Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos. Em nosso peito apenas a dor de um punhal que cada "meus pêsames" parece afundar mais e mais na carne.

Nossos pensamentos difundem para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca termos dito: "te amo", "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo"; e como se não bastasse, vem a frase mais forte "a culpa foi minha"!

Nossos sonhos caem por terra. Nossa independência parece perder a importância. E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza. Quando amamos transmitimos nosso amor em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais. Quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido. Quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.

E a culpa? A culpa é da vida que tem início, meio e fim. Nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.

Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, pois estarão sempre conosco!

Minha querida amiga,

Seu bebê ainda nem tinha nascido, mas acredito que você já o amava com todas as suas forças. Essa perda é uma profunda tristeza para todos os que sabiam da alegria que você estava sentindo. Ainda assim, não se culpe pelo sucedido nem desista de continuar com sua vida. Quero que saiba que estou do seu lado e vou apoiar você para superar essa dor. Seu bebê sempre estará entre nós, pois todos faremos questão que ele não seja esquecido.

Sinto tantas saudades, mãe! Desde que você se foi, minha vida virou um país muito cinzento, cru. Dava tudo para ter seu abraço uma vez mais, para ter uma última conversa, um último beijo.

Você continua a ser a pessoa mais importante de minha vida! Não há dia em que não lembre de você, em que seu nome não surja em minha boca. Eu prometo que você vai sempre viver em mim. Até sempre, minha mãe.

Tenha fé que Deus aliviará sua dor e com o tempo a transformará em serena e eterna saudade.

É com uma dor forte no peito que tento dizer este difícil adeus. Todos sabemos que os avós partem primeiro que seus netos, mas ninguém está preparado para ver isso acontecer, pois eles são muito importantes para nós.

Nunca esquecerei tudo aquilo que me ensinou, o carinho que você dava como ninguém e o lindo exemplo que deixou. Descanse em paz, querida avó!

Quando alguém que amamos morre, é como se uma parte de nós também morresse. Um vazio instala-se no peito. A dor se mistura com a revolta de já não termos o ente amado ao nosso lado, de já não podermos tocar na sua mão, abraçar e lhe dizer palavras doces.

A morte de um ente amado é uma dor inigualável, que fere a alma e deixa sempre uma cicatriz. Mas um dia o sofrimento agudo há de transformar-se aos poucos em uma saudade doída que está quase sempre a latejar, até se tornar saudade e bem querer que já não martela os sentimentos todo o dia.

Com o tempo a dor e a ausência causadas pela morte viram apenas uma forte saudade que aparece por causa de uma antiga fotografia, um velho baú de recordações, uma história relembrada ou um cheiro que surge do nada. A saudade é memória das coisas boas que ficam guardadas no fundo do peito. Às vezes aperta, mas não dói mais.

Acredite que isto não é o final, mas apenas o começo de algo que ainda não entendemos. Força!

Meus sentimentos. Encontre conforto no amor de Deus e naqueles que continuam ao seu lado.

Recomendados para você

50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar a sua dor
50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar a sua dor
Reflexões sobre o luto e a perda em 35 frases
Reflexões sobre o luto e a perda em 35 frases