Mensagens de Morte

A grandeza não é uma coisa maravilhosa, esotérica, ilusória. Não é uma característica que só existe em Deus e que só as pessoas especiais entre nós vão experimentar. É algo que realmente existe em todos nós. É muito simples. Eu acredito nisso e estou disposto a morrer por essa ideia. Ponto final. É simples assim. Eu sei quem eu sou, eu sei o que eu acredito, e isso é tudo que eu preciso saber. A partir daí você faz o que precisa fazer. O que normalmente acontece é que nós tornamos a situação mais complexa do que ela realmente é.
Eu não cresci com a sensação de que onde estava era onde ia ficar. Eu cresci com a sensação de que onde eu estava quase não importava, porque eu estava me tornando em algo maior.

(Will Smith)

No dia em que você se foi, chovia. No dia em que você se foi, a chuva ficou em meu coração e as nuvens negras tomaram conta da minha alma.

No dia em que você se foi, senti saudades do que não íamos viver. Senti saudades do que fomos. Uma saudade que me fulminava, enquanto via você partir.

Para a morte, não há explicação possível. A morte é a pior parte da vida. Não sei se ela é pior para quem vai ou para quem fica. Viver com a morte ao lado, sempre à espreita, esperando pela próxima oportunidade para levar aqueles que amamos é angustiante.

Mas para viver, às vezes é preciso esquecer a morte. Eu quero poder esquecer a sua morte e lembrar a sua vida. Hoje e para sempre quero lembrar do que vivemos, do tempo maravilhoso em que eu tive a sorte e a felicidade de ter você ao meu lado.

Eu quero poder espalhar essas nuvens e fazer a chuva parar; eu quero chegar ao fim do arco-íris e encontrar a paz que me trazia o seu sorriso para sentir novamente algum conforto e alegria no meu coração.

Os meus planos não terminaram junto com todos os sonhos que já realizei. A vida é feita de etapas que se sucedem, e tudo que preciso é de novas conquistas.

Sonhar é embelezar nossa existência, parar de o fazer é morrer cedo demais. Estou pronta para arriscar, ir em frente, nunca parar de batalhar. Enquanto não desistir de meus objetivos, eu sei que serei alguém muito feliz!

Você deixará saudades, querida avó. Saudades do carinho e do amor incondicional que sempre dava como ninguém e também das palavras sábias que se transformavam em conselhos oportunos. Deixará saudades e um grande vazio, pois você é insubstituível e esta perda é irreparável.

Todos nós nos achamos preparados para a partida dos mais velhos, mas quando ela acontece o sofrimento acaba invadindo nosso coração. Dizer adeus a quem faz parte da nossa vida, é vermos uma parte de nós mesmos desaparecer e fica difícil aceitar que algumas das pessoas que amamos já não estão mais entre nós.

Você viveu uma vida de muita felicidade. As dificuldades fizeram parte do seu caminho, mas o seu espírito guerreiro combateu todas elas. Houve tempo suficiente para amar, ser amada e, acima de tudo, construir uma linda família que nunca deixou de ter orgulho em você.

Descanse em paz!

Quando éramos crianças acreditávamos que vivíamos em um mundo cheio de fantasias! Pensávamos que podíamos ser qualquer coisa, pensávamos que os nossos pais eram super heróis e que nós um dia poderíamos voar. Pensávamos que a morte nunca iria chegar.

Mas o sino do tempo tocou e nós crescemos. A mágica da infância acabou e nós só nos demos conta quando percebemos que os anos haviam passado e que não conseguimos voar quando o caminho estava difícil.

Mas algumas vezes, se ficarmos muito atentos, ainda é possível ouvir novamente aquela canção que ouvíamos quando éramos crianças. A melodia nos vem à cabeça e podemos dar asas aos nossos sonhos, podemos desejar alcançar uma estrela, ou agarrar na cauda de um cometa e ir para lugares distantes.

Não somos mais crianças, mas ainda guardamos aquela criança dentro de nós. E sempre que possível, podemos e devemos despertá-la com uma melodia alegre.

A morte é parte da vida, todos sabem disso, mas ninguém quer facilmente aceitar tal realidade. E com razão, pois ter de dizer adeus a quem amamos é simplesmente terrível.

Mas não deve encarar a morte como um ponto final, e antes como um ponto e vírgula, pois quem é amado de verdade jamais morre.

Recorde com saudade e amor, reviva momentos, guarde no coração e fale sobre a memória de quem partiu. Assim fará com que essa pessoa continue a viver através de você, como uma luz que brilha sútil mas constante em sua vida.

Carregar uma doença no corpo é como guardar um inimigo dentro de casa, mas as coisas não valem pela forma como começam, mas sim do jeito como acabam. Por isso eu lhe peço, por favor, nunca deixe morrer a esperança durante essa sua batalha.

Acredite no seu espírito guerreiro, na sua capacidade de superar cada dia em que as coisas não correrem tão bem. Passo a passo, você conseguirá dar a volta por cima e jogar definitivamente para trás das costas essa fase difícil.

A morte nos rouba aqueles que amamos e nos faz sofrer terrivelmente, mas a morte não consegue roubar-nos da lembrança daqueles que partem.

Através da memória dos que ficam, quem se foi jamais desaparece para sempre. A sua marca continua viva na nossa saudade, amor e lembranças.

Então, hoje relembremos com carinho e amor todos aqueles que vimos partir. Prestemos homenagem às suas memórias, à sua vida, ao legado que deixaram e do qual todos que os amávamos fazemos parte.

A morte pode ser um golpe terrível de suportar, mas nunca pode ser um adeus definitivo, mas sim uma despedida temporária.

Quem partiu apenas seguiu caminho primeiro, e enquanto não nos reencontrarmos a melhor forma de manter essa pessoa presente é recordá-la com carinho, e assim também confortar a saudade que ela deixou.

Ser jovem é adotar um estilo. Ser jovem é querer fazer parte de uma tribo. Ser jovem é experimentar coisas novas. Ser jovem é gostar de aventura. Ser jovem é supervalorizar problemas pequenos. Ser jovem é ser impulsivo. Ser jovem é achar que o primeiro amor sempre vai durar pra vida toda. Ser jovem é achar que vai morrer de amor. Ser jovem é achar que as noites não têm fim. Ser jovem é ter grandes sonhos e discussões por coisas estúpidas.

Ser jovem é achar que ter 30 anos é ser velho demais. Ser jovem é achar que a saúde vai estar sempre bem. Ser jovem é ser ansioso e imprudente. Ser jovem é passar as noites em claro e dormir o dia todo. Ser jovem é passar o natal e as férias com a família. Ser jovem é achar que nada de mal nos pode acontecer. Todo mundo acha que morre jovem demais.

Desfez-se a sombra do mistério errante
E as vezes da Mansão Desconhecida,
Trazem Á morte estranha e indefinida
A mensagem da vida triunfante!

É a compassiva luz de Outro Levante
Revelando a beleza de Outra Vida,
Sol para Terra escura e irredimida,
Fé para a humanidade vacilante...

Há claridade sobre a noite imensa...
Cai a negra muralha da descrença
Aos lampejos celestes da verdade.

É a nova luz divina que se eleva
Nos turbilhões de lagrimas e treva
Trocando a senda para a Eternidade.

(Chico Xavier)

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?”
Salmos 27:1

Perder alguém que amamos é doloroso, principalmente quando pensamos que a despedida é para sempre. Mas ainda que seja um sofrimento terrível, não se esqueça que a morte é apenas uma passagem, o encerrar de uma etapa.

Jesus disse que quem acredita nele ainda que morra, viverá (João 11:25-26), por isso tenha fé e na eternidade reencontrará aqueles que ama e um dia viu partirem antes de você.

Ore a Deus e peça para que Ele console seu coração nesta hora de dor e perda. Mas não tema nem se revolte. Confie no Senhor e na sua vontade, pois Ele é seu maior aliado, seu refúgio de todas as horas e o único que nunca abandonará você!

Quando um dia eu partir,
Falem de mim como sempre falaram,
Relembrem aqueles momentos que compartilhamos
E, acima de tudo, sorriam.

Não quero ver lágrimas, nem tristeza.
Quero ver em cada rosto um sorriso,
E se tiverem coragem, uma risada,
Pelos momentos felizes que vivemos juntos.

Não sei para onde irei quando eu for.
Mas sei que se puder ver aqueles que amo,
Não vou querer ver lágrimas, nem lamúrias,
Ou irei chorar juntamente com vocês.

Quando descobri que não era imune ao mal do amor, ainda não sabia identificar o que sentia. Sentia calor e frio ao mesmo tempo, suores nas mãos, desorientação e falta de concentração. Sentia a minha barriga revirar-se, as bochechas esquentarem e via os meus olhos brilharem. O diagnóstico não tardou muito a chegar… Eram sintomas de amor!

O amor não é transmissível, mas é possível que algumas pessoas sejam contaminadas, ao mesmo tempo, só pelo olhar ou até mesmo pela respiração. E quando isto acontece, só há um tratamento possível: viver o amor intensamente!

Dizem que o amor é daqueles males que fazem bem. Uma pessoa pode passar a vida toda sentindo amor e morrer com ele, mas nunca vai morrer por causa dele.

Eu não sei se um dia vou morrer de amor. Não duvido! Mas sou um desses doentes de amor crônico que não querem tratamento. Prefiro morrer de amor, do que viver sem ele.

A Sexta-feira Santa é para muitos uma data onde relembramos a crucificação de Cristo e sua morte no Calvário, mas estes não são somente os motivos pelos quais celebramos esta dia.

Este dia carrega consigo um significado muito importante, o de que devemos refletir sobre nossos atos e tentar sempre seguir o caminho do bem que Cristo nos ensinou.

Portanto, não deixe esta Sexta-feira Santa passar sem ponderar sobre suas ações e seu papel no mundo. Diga para todos o valor que que têm e honre este presente que é o mundo que Deus criou para nós.

Tudo acaba
não há mais nada
restam as flores
os mares
os passeios da rua

O despertar
quando morrer
será o mesmo
o universo não
mudará seu rumo

Ele nem se importará
seguirá a ordem
natural dos dias
as flores nascem
as flores morrem

Cairão lágrimas
cairão na terra
que em vida calcei
e que amanhã
outros calcarão.

Sinto saudade de você! Desde a hora que seu corpo foi embora minha vida ficou mais cinzenta. Penso em você e em todas as coisas que seu coração proporcionou ao meu.

Desejo que esteja em um lugar lindo, cheio de cor e tranquilidade. Viva em paz esteja onde estiver e lembre-se que mesmo distantes nossa união irá continuar. Até um dia.

Mãe, palavra pequena mas poderosa,
Mãe, sentimento que nasce para nunca mais morrer,
Seus braços são fortes, carregam o mundo,
Mãe não cede, aconteça o que acontecer,
E não existe nada que expresse a gratidão,
A dívida que temos para com ela;
Mãe é muito mais que uma simples mulher,
É um anjo especial que Deus deixou na terra.

Mãe, ontem, hoje e para sempre,
Mãe, o tempo passa, mas nunca vai mudar,
O abraço, o beijo, o aconchego,
A palavra amiga, o saber cuidar;
Mãe é um dom, uma bênção ímpar e especial,
Mãe é saber ser tudo que a família precisar,
É o primeiro amor e o maior de todos,
Mãe, é o que de mais belo existe no universo.

Dizem que aqueles que partiram estão sempre olhando para nós aqui embaixo e eu gosto de acreditar que isto é verdade. Que neste Dia de Finados, os que se foram, possam sentir as homenagens dos que ficaram.

São pais, mães, familiares, amigos que partiram e que deixaram muita saudade. Tenho certeza que hoje estão todos pensando nas pessoas queridas que, infelizmente, não estão mais aqui.

Que seja um Dia de Finados cheio de lembranças queridas, porque recordar é um jeito de reviver momentos e felicidades. Que seja um dia para nos mantermos unidos em oração para honrar a vida e a morte daqueles que se foram.

Parta para mais este dia com o pensamento de que algo maravilhoso está para chegar à sua vida. E nunca duvide disso por mais que as circunstâncias não sejam as melhores.

Acredite que as coisas boas acontecem quando mantemos o otimismo e não deixamos morrer a esperança no nosso coração. Tenha fé e faça desta quarta-feira o melhor dia da sua vida!

Mesmo que nalgum momento pareça impossível, nada é! Apenas da morte não existe retorno, mas para tudo o resto, haverá sempre uma solução. Pode é não ser a que estávamos esperando.

Acredite, amiga, a felicidade está em suas mãos, e na maioria das vezes um dia mau é determinado por nós mesmos. Não são as coisas materiais ou tudo o que está fora de você que a farão feliz, é o que está dentro de você.

Isso explica porque há tantas pessoas que aparentemente não têm nada e são tão felizes, e outras que parecem ter tudo, tanto dinheiro, tantos bens, e são tão miseráveis. As primeiras são sábias, pois sabem que a felicidade vive em cada um de nós.

Seja feliz do seu jeito, amiga, e acredite sempre no seu valor, em todo o potencial que vive dentro de você, pois aí reside a riqueza de cada um!

Que Deus conforte você e sua família neste momento de angústia e sofrimento. Quando uma tragédia tão grande se abate diante dos nossos pés é difícil saber como lidar com tamanha contrariedade. Mas Deus está observando atentamente a luta que tem diante dos seus pés e certamente proverá a força que você precisa para suportar os sentimentos ruins.

Não se pode ignorar a ausência de alguém que amamos. Uma perda assim deixa cicatrizes profundas que às vezes nem o tempo pode apagar. As saudades apertam o peito, e o vazio acaba por trazer um tom cinzento aos dias. Ainda assim, a melhor forma de homenagear a partida de quem adormeceu na morte, é mantermos a cabeça erguida e continuarmos a batalhar constantemente pelo que ainda dá sentido à nossa vida.

Você e sua família estarão presentes nas minhas orações e meus pensamentos solidários sempre que precisar. Nunca estamos sozinhos quando temos pessoas que nos amam por perto. Não se deixe abater, pois nós estamos ao seu lado.

Minha gratidão ao Senhor não tem tamanho, pois Deus me colocou no mundo com uma fé e um amor por Ele que são tão grandes que nem a própria morte é capaz de abalar. Tudo que vem do Senhor é lindo e digno de gratidão, portanto vamos juntar nossas mãos em oração e mostrar nossa gratidão! Louvado seja Deus!

Dez é o numero da inteireza e da perfeição, e ele encaixa lindamente na descrição do nosso amor. Nestes dez meses de namoro que passaram temos aprendido um com o outro o que é a compreensão, a amizade e o respeito. Existe entre nós uma cumplicidade única que mais ninguém consegue decifrar.

Nem todas as palavras do mundo seriam suficientes para descrever o quanto amo você. Por isso quero continuar a dizê-lo com atitudes, com meu carinho e dedicação todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe.

Ter que me separar de você é o que há de mais cruel na vida. Até mesmo ao seu lado eu sinto sua falta, e agora não sei como vou sobreviver a esse tempo longe de você. Sei que será por pouco tempo, mas para mim um minuto sem você representa uma eternidade de tortura.

Vou morrer de saudades, mas você estará sempre comigo, no meu coração. Vou pensar em você em os instantes e pedir que esse tempo passe bem rápido e você volte para mim. Te amo! Até já, meu amor!

A palavra que define este momento é desolação, amiga! Ainda não acredito que você partiu; que se foi e nunca mais vai voltar. Só desejo que a paz esteja ao seu lado e nunca a largue ao longo de toda sua viagem.

Tivemos momentos únicos de alegria, mas também de superação e conquista. Você será sempre minha grande amiga e isso nem a morte pode mudar. Adoro você, querida! Fique em paz.

Ainda não me sinto capaz de lidar com sua partida, meu pai! A dor que assombra meu peito teima em não fugir, não desaparece, está tatuada. Você foi sempre o homem que ansiei um dia ser, todo seu jeito inspira vontades maiores que as dos homens comuns. Você é meu ídolo, minha referência!

As saudades tem sido o pior, o mais difícil de suportar. Saber que não vou olhar mais seus olhos é dor sem fim. E seu toque não será mais sentido, seu abraço ficou por dar, nosso amor vai viver sempre em desafio, em ansiedade, em lembranças e recordações. Sua falta em minha vida é o maior vazio existente no mundo.

Sei que vou retomar minha vida. Não sei se será hoje ou amanhã, mas tenho certeza que num futuro próximo vou regressar para a estrada de minha vida, vou percorrer o trilho com os princípios que você me incutiu. Vou honrar seu nome em cada gesto, em cada conquista, em todas as lutas. Vou sempre manter você vivo através da minha palavra. Paz para você, meu pai tão amado.

Perder alguém é difícil,
a dor parece que nunca
vai embora completamente.

Até hoje sinto saudades
de pessoas que partiram.
Oro muito por elas, para
que Deus proteja suas almas.

É difícil sair do luto e seguir
em frente, mas ao mesmo
tempo, é necessário.

Vivo minha vida para
honrar os que partiram.
Não esqueço quem se foi
e só desejo que estejam em paz.

Você foi embora, e eu vi a minha felicidade ir embora e a solidão chegar. Eu disse adeus amor, adeus felicidade, e disse olá, vazio. Eu chorei, e achei que ia morrer. Eu via a chuva cair lá fora e pedia a Deus para eu desaparecer, como a água que era sugada pela terra.

Mas o tempo passou e agora começo a amar novamente. Estou apaixonada. Eu que pensei que o amor tinha acabado para mim, eu que achei que nunca iria conseguir parar de chorar. Sinto-me novamente pronta para ser feliz. Sinto-me reconstruída.

Com tudo isso aprendi, que amar é uma capacidade humana individual, o nosso amor não está no outro, está em nós. Amar é querer amar, estar apaixonada é querer estar apaixonada.

Mas para isso, antes de tudo, é preciso cultivar o amor próprio, estar bem consigo mesmo. Só assim um relacionamento pode acontecer em nossa vida, e nos trazer tranquilidade e felicidade. Hoje, me sinto em paz comigo, pronta para amar e ser feliz.

Os Samurais existiram por quase 8 séculos (século VIII ao XV), ocupando o mais alto status social porquanto existiu a ditadura militar nipônica denominada Shogunato. Pessoas treinadas desde pequenos para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro.
O samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, era preferível morrer com honra do que viver sem honra.
Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa para cima cortanto tudo o que tem por dentro. Uma morte dolorosa e orgulhosa.

Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.

Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.

Um grande samurai foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Kyoto e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.
Pelo fim da era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimyo, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na atual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.

Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador retomou o poder do país.
Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.

(Uzukashi Ogawa)

Esta é uma despedida diferente, tia. É um adeus para sempre, um desencontro para caminhos opostos. É uma tragédia saber que a morte roubou um dos bens mais preciosos da minha vida. Como é difícil sentir impotência, saber que não pude fazer nada para o evitar.

De você tive desde que nasci todo carinho e atenção. Construímos uma amizade forte que sempre prezei e guardei com carinho. Você foi um ser luminoso que me acompanhou todos os dias e que esteve presente nos momentos que mais precisava. Gratidão é o sentimento que me ocorre por tudo que fez por mim.

Agora apenas posso rever memórias, reviver em pensamento tudo que ficou para trás. A saudade chegou para ficar e não tem como fugir dela. Você foi uma mulher exemplar que me ensinou muito e me inspirou a ser uma pessoa melhor. E passe o tempo que passar, continuarei recordando eternamente a melhor tia do mundo.