O amor entre nós surgiu de uma forma natural, fruto de uma atração mutua que nos colocou no mesmo caminho. E é desse jeito que ele deve continuar, meu bem, crescendo ao ritmo do tempo, sem ciúmes e sentimentos compulsivos.
Tem sido muito bom ter você como meu namorado e eu não queria estar em outro lugar que não fosse do seu lado. Acredite que não há razões para temer. A paixão que nos mantém tão próximos nunca irá desaparecer.
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei: "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala, e o professor continuou:
"Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas infelizmente não há como saber quais de vocês são esses alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de...".
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.
Uma vida para viver na
esperança de um amor
eterno.
Um acaso sem surpresa
e uma paixão que não
termina.
Um amor que nunca vai
terminar na estrada da
felicidade.
Uma luz que sempre
ilumina o chão onde
piso.
Felizmente!
Nós não temos a inércia a nosso favor, se há algo em nossas vidas que não gostamos, devemos nos esforçar para mudar. Ninguém fará isso por nós! Somos os grandes responsáveis pela nossa vida, por tudo de bom e de mau que nos acontece, por todas as nossas realizações e frustrações. Tudo que fazemos diariamente, das coisas mais simples até as mais complexas interferem no curso de nossa vida.
Se há algo que lhe inquieta, que lhe deixa triste, infeliz, inseguro, ou que lhe tira a paz, reflita e tente descobrir o que você pode fazer para mudar, para melhorar. Nunca esqueça que você tem o poder de transformar a sua vida, não foque nos desafios e obstáculos, foque nos seus objetivos, foque no que é bom. Confie no seu poder de realização.
Só você é capaz de saber o que realmente lhe faz bem e lhe faz mal e reagir a isso. Respire fundo, olhe para dentro de si e desperte a força adormecida dentro de você. Confia no seu poder de transformação.
Às vezes a vida tem destas injustiças que tanto nos fazem sofrer, como neste momento em que você, minha querida neta, luta contra essa doença sem que eu possa fazer nada.
Alegremente e sem hesitar eu trocaria de lugar com você. Pois eu a amo muito e apenas desejo que seja feliz e possa desfrutar da sua juventude, da sua vida, dos seus sonhos.
Mas eu conheço você e sei como é forte e capaz. Com todo apoio da família e dos amigos, em breve este momento menos bom será apenas passado, do qual você sairá mais fortalecida ainda.
Minha neta linda e amada, tenha força e esperança, sempre! Confie nos desígnios de Deus e naqueles que agora cuidam pela sua saúde. Minhas preces e meus pensamentos estarão permanentemente com você.
Há momentos e acontecimentos da vida, que não podemos controlar. Por isso, quando a tristeza bater, deixe-a entrar, mas não feche a porta. Deixe o seu peito aberto para que ela possa sair.
A tristeza que fica presa, torna-se amargura. Mais vale transformar a tristeza em lágrimas, pois as lágrimas ajudam a lavar a alma, como a chuva lava a terra, e depois nos presenteia com um belo arco-íris.
Quando a tristeza bater, não finja que não ouviu, e que a dor não lhe atinge. Os momentos de sofrimento são importantes na vida. Com eles aprendemos e amadurecemos, mas não sofra mais do que cada momento ou motivo de tristeza merece. Para aprender com a tristeza, é preciso deixar a sabedoria entrar e ocupar o seu lugar.
Quando a tristeza bater, não tenha medo. Viva a tristeza, mas somente o tempo suficiente para compreender o porque de sentir tamanha dor. E saiba que cabe somente a você mandá-la embora!
A inveja provoca a cegueira e desperta a ganância. Conta-se que um dia a inveja e a ganância passeavam de mãos dadas. De repente tropeçaram numa lâmpada maravilhosa e de lá saiu um gênio.
Ele foi logo perguntando:
- Quem são vocês?
A inveja bateu no peito e disse:
- Sou a inveja. Estou caminhando com minha amiga ganância.
E o gênio pergunta?
- Quem é a mais velha, você ou a ganância?
- Eu, disse a inveja, eu nasci primeiro.
E o gênio virou-se para a inveja e disse:
- Você pode pedir tudo o que você quiser. Entendeu? Tudo. Só que eu darei em dobro para a ganância aquilo que você pedir.
A inveja pensou, pensou, pensou e disse:
- Fura um olho meu.
Muita gente perde ótimas oportunidades pela vida afora porque fica o tempo todo contabilizando o que o outro tem. Fica imaginando um jeito de prejudicar, explorar, de tomar, de se comparar.
O invejoso não é só invejoso! É fingido também. Para não despertar tanta inveja nos outros, evite contar suas vitórias retumbantes, conte suas lutas diárias! O invejoso ficará mais aliviado com suas dores na sobrevivência. Há um ditado popular que diz: "Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve.”
Não dê relatório do seu patrimônio financeiro nem cultural, seja simples. Inveja de rico talvez seja pior do que inveja de pobre. O rico finge que não viu e sofre, porque você conseguiu o seu charme. Aí começa a esnobar, contar vantagem. Fantasia-se para o carnaval social e vai cheio de brilhos e paetês na comissão de frente! O pobre não disfarça, vê e sofre, empina o nariz, cultiva complexos. Ambos perturbam, desgastam, estressam.
Comece agora mesmo um novo jeito de viver! Nunca compare o que você tem hoje com o que o outro tem. Compare o que você tem hoje com o que você não tinha ontem.
Nunca olhe para as conquistas alheias e se esqueça das suas. Nunca finja que não viu os talentos, dons e virtudes do outro. Comece agora a treinar para elogiar o próximo vitorioso. Planeje sua vida para melhorar, pelo menos, 1% todo dia.
Tire a lupa de cima dos defeitos e erros do seu vizinho, do amigo, do colega de trabalho. Faça um balanço diário, com avaliação de suas atitudes por onde você caminha e influencia.
(Ivone Boechat)
Fogos, luzes, abraços, amigos,
Beijos, família, sorrisos, lágrimas.
Velhas promessas, novas esperanças.
Lembranças de momentos felizes,
Lembranças daqueles que amamos
E que por alguma razão,
Não estão conosco.
Silêncio em honra daqueles
Que a natureza chamou.
Instante de compartilhamento
Da dor das famílias.
Instante de desejar que as feridas
Sejam rapidamente cicatrizadas,
Que as lágrimas de cada uma
Dessas pessoas, sejam beijadas
Por anjos no Ano Novo!
Ah, minha filhinha amada, como é bom ser sua mãe e ter o privilégio de acompanhar suas conquistas. Acho que não preciso dizer quanto admiro você.
Hoje, olho para trás e me orgulho muito da forma como a criei. Vejo que você é uma mulher forte, independente e acima de tudo, tem um coração de ouro. Sou feliz porque você é feliz e sou completa porque a tenho na minha vida.
Amo você, filha!
1
De que serve a bondade
Quando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidos
Aqueles para quem foram bondosos?
De que serve a liberdade
Quando os livres têm que viver entre os não-livres?
De que serve a razão
Quando só a sem-razão arranja a comida de que cada um precisa?
2
Em vez de serdes só bondosos, esforçai-vos
Por criar uma situação que torne possível a bondade, e melhor;
A faça supérflua!
Em vez de serdes só livres, esforçai-vos
Por criar uma situação que a todos liberte
E também o amor da liberdade
Faça supérfluo!
Em vez de serdes só razoáveis, esforçai-vos
Por criar uma situação que faça da sem-razão dos indivíduos
Um mau negócio!
(Bertold Brecht)
Eu sou seu destino, você o meu e juntos seremos felizes todos os dias da nossa vida. Boa tarde, meu amor!
Nosso namoro começou faz pouco tempo, mas o amor que eu sinto por você parece ser mais antigo que a humanidade, mais eterno que o tempo, e mais infinito que o universo. Pois em tão pouco tempo, ao seu lado descobri mil coisas novas, e a principal é como ser feliz.
Antes de você apenas me arrastava pelos dias, sem saber não vivia realmente. Mas você me mostrou todas as cores que a vida pode ter, todos os encantos que o amor traz para nossos dias.
Meu coração é seu, só seu, pois nele você inscreveu seu nome como uma tatuagem permanente, eterna. Sou feliz porque amo você e porque você me ama, e mais não posso pedir a não ser que nossa união seja eterna, tal como eu sei que meu amor será!
Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.
Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.
Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:
Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.
(William Shakespeare)
Bom dia, luz do meu dia. Você é um anjo em minha vida, é quem me dá forças todos os dias e hoje só posso agradecer por tudo que você fez e faz por mim.
Que a fé ilumine seu caminho e lhe proteja hoje e sempre. Que Deus abençoe sua vida, pois você é uma pessoa muito especial.
Que seu dia seja repleto de alegrias e sorrisos. Saiba que estarei sempre por perto quando precisar de mim!
Tenha um dia lindo, meu anjo!
Custa muito perceber que meu sentimento se transformou em decepção. Eu acreditei que tudo em nós era perfeito, que os planos que definimos para nosso futuro eram reais, mas na verdade apenas existiu amor no meu coração.
Tenho certeza que um dia você perceberá que errou, que lamentará este fim que provocou, mas aí já será tarde demais. Lutarei pela minha felicidade até à exaustão, e acredite que eu a conseguirei alcançar, mesmo que o faça sozinha.
Às vezes partimos em busca de nossos objetivos, mesmo sem termos certezas de qual será o melhor caminho para lá chegarmos. Com fé no coração não existem medos; apenas vontade de triunfar.
Acredite sempre, não importa as circunstâncias. É provável que as dificuldades acabem por surgir, mas se nunca duvidar sua determinação fará o resto.
Por ter me dado um sorriso
Numa triste manhã,
Me devolvendo o verdadeiro colorido da vida
Eu digo: TE AMO!
Por ter me acolhido com carinho
Quando eu te procurei
Me trazendo de volta a esperança
Eu digo: TE AMO!
Por ter me falado
Quando no silencio da solidão eu estava,
E sua voz me chamou a realidade
Eu digo: TE AMO!
Por ter me guiado
Quando meu caminho estava incerto
E sua Luz me fez encontrar os passos
Eu digo: TE AMO!
Por ter me dado a certeza
De sempre estar aí
Me dando o prumo da vida
Eu digo: TE AMO!
E eu por não ter como retribuir
O bem que me faz,
Abro meu coração e com todas as forças da Alma
Eu digo: TE AMO!
Dedico estes pequenos versos a um
Grande Amigo de Alma Iluminada que me
devolveu à vida quando eu dela queria me afastar.
Deus te abençoe Amigo !
Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo. Ele era um pássaro diferente de todos os demais: Era encantado. Os pássaros comuns, se a porta da gaiola estiver aberta, vão embora para nunca mais voltar. Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades...
Suas penas também eram diferentes. Mudavam de cor. Eram sempre pintadas pelas cores dos lugares estranhos e longínquos por onde voava.
Certa vez, voltou totalmente branco, cauda enorme de plumas fofas como o algodão.
"- Menina, eu venho de montanhas frias e cobertas de neve, tudo maravilhosamente branco e puro, brilhando sob a luz da lua, nada se ouvindo a não ser o barulho do vento que faz estalar o gelo que cobre os galhos das árvores. Trouxe, nas minhas penas, um pouco de encanto que eu vi, como presente para você...".
E assim ele começava a cantar as canções e as estórias daquele mundo que a menina nunca vira. Até que ela adormecia, e sonhava que voava nas asas do pássaro. Outra vez voltou vermelho como fogo, penacho dourado na cabeça.
"... Venho de uma terra queimada pela seca, terra quente e sem água, onde os grandes, os pequenos e os bichos sofrem a tristeza do sol que não se apaga. Minhas penas ficaram como aquele sol e eu trago canções tristes daqueles que gostariam de ouvir o barulho das cachoeiras e ver a beleza dos campos verdes."
E de novo começavam as estórias. A menina amava aquele pássaro e podia ouvi-lo sem parar, dia após dia. E o pássaro amava a menina, e por isso voltava sempre.
Mas chegava sempre uma hora de tristeza.
"- Tenho que ir", ele dizia.
"- Por favor não vá, fico tão triste, terei saudades e vou chorar....".
"- Eu também terei saudades", dizia o pássaro.
- Eu também vou chorar. Mas eu vou lhe contar um segredo: As plantas precisam da água, nós precisamos do ar, os peixes precisam dos rios... E o meu encanto precisa da saudade. É aquela tristeza, na espera da volta, que faz com que minhas penas fiquem bonitas. Se eu não for, não haverá saudades. Eu deixarei de ser um pássaro encantado e você deixará de me amar."
Assim ele partiu. A menina sozinha, chorava de tristeza à noite. Imaginando se o pássaro voltaria. E foi numa destas noites que ela teve uma idéia malvada.
"- Se eu o prender numa gaiola, ele nunca mais partirá; será meu para sempre. Nunca mais terei saudades, e ficarei feliz".
Com estes pensamentos comprou uma linda gaiola, própria para um pássaro que se ama muito. E ficou à espera.
Finalmente ele chegou, maravilhoso, com suas novas cores, com estórias diferentes para contar. Cansado da viagem, adormeceu.
Foi então que a menina, cuidadosamente, para que ele não acordasse, o prendeu na gaiola para que ele nunca mais a abandonasse. E adormeceu feliz.
Foi acordar de madrugada, com um gemido triste do pássaro.
"- Ah! Menina... Que é que você fez? Quebrou-se o encanto. Minhas penas ficarão feias e eu me esquecerei das estórias... Sem a saudade, o amor irá embora..."
A menina não acreditou. Pensou que ele acabaria por se acostumar. Mas isto não aconteceu. O tempo ia passando, e o pássaro ia ficando diferente.
Caíram suas plumas, os vermelhos, os verdes e os azuis das penas transformaram-se num cinzento triste. E veio o silêncio; deixou de cantar. Também a menina se entristeceu. Não, aquele não era o pássaro que ela amava.
E de noite ela chorava pensando naquilo que havia feito ao seu amigo...
Até que não mais agüentou. Abriu a porta da gaiola.
"- Pode ir, pássaro, volte quando quiser...".
"- Obrigado, menina. É, eu tenho que partir. É preciso partir para que a saudade chegue e eu tenha vontade de voltar. Longe, na saudade, muitas coisas boas começam a crescer dentro da gente. Sempre que você ficar com saudades, eu ficarei mais bonito. Sempre que eu ficar com saudades, você ficará mais bonita. E você se enfeitará para me esperar...".
E partiu. Voou que voou para lugares distantes. A menina contava os dias, e cada dia que passava a saudade crescia.
"- Que bom, pensava ela, meu pássaro está ficando encantado de novo...".
E ela ia ao guarda-roupa, escolher os vestidos; e penteava seus cabelos, colocava flores nos vasos...
"- Nunca se sabe. Pode ser que ele volte hoje..."
Sem que ela percebesse, o mundo inteiro foi ficando encantado como o pássaro. Porque em algum lugar ele deveria estar voando. De algum lugar ele haveria de voltar.
Ah! Mundo maravilhoso, que guarda em algum lugar secreto o pássaro encantado que se ama...
E foi assim que ela, cada noite ia para a cama, triste de saudade, mas feliz com o pensamento:
"- Quem sabe ele voltará amanhã..."
E assim dormia e sonhava com a alegria do reencontro.
Te encontro,
Na melodia da mais linda canção.
O vento sopra seu nome,
O frio traz a solidão.
Te encontro,
Não apenas em pensamentos,
Mas na combinação perfeita dos sonhos...
Sinto a presença de seu toque,
Como se a eternidade abençoasse simples momentos.
Te encontro,
Sem que meus passos te sigam.
Te encontro,
Sem planejar procuras.
Basta pensar em você,
Que navego com a saudade
Em busca do tempo em que éramos
O mesmo refúgio do amor...
Te encontro,
Nas simples palavras da poesia.
Te encontro,
Nas simples notas da canção.
Te encontro,
Nas noites turbulentas do coração,
Onde sem querer sou refém da saudade.
Como fugir,
Se em cada destino,
Te Encontro!!!
Olhemos ao nosso redor e veremos inúmeras possibilidades de sermos úteis ao nosso próximo. Há tantos que necessitam de uma palavra amiga, um sorriso, um aperto de mão, um telefonema.
Há momentos em que uma mínima atitude da nossa parte pode ser essencial para devolver a alguém a coragem e a força para continuar na caminhada da vida. Não nos furtemos em prestar nossa solidariedade a quem quer que seja. Somos todos irmãos, filhos do mesmo Criador.
Hoje alguém está necessitando do nosso amor, do nosso carinho, da nossa amizade e da nossa compreensão, mas amanhã poderemos ser nós mesmos os necessitados.
Então, deixemos que nossos melhores sentimentos possam emergir, que nossa luz possa brilhar e iluminar a escuridão que esteja circundando a vida de tantos ao nosso redor. Como nos disse Jesus: “Brilhe a vossa Luz”!
Meu amor, enquanto a tarde passa, eu penso em você. Fico lembrando de cada momento que passamos lado a lado, do seu abraço acolhedor, do seu beijo carinhoso. Tenha uma boa tarde, pense em nós e saiba que meu pensamento está sempre acompanhando você.
Mal posso esperar por poder sentir seu cheiro novamente e deitar ao seu lado. Estou sempre com saudade, pois só me sinto completa quando estou ao seu lado. Amo você!
Não é que eu queira dizer algo em concreto com esta mensagem. Mas me peguei pensando em você e achei que estas palavras seriam oportunas. Você tem sido alguém que se tem tornado especial em minha vida. Cada momento do seu lado acaba por se transformar em uma linda história, uma divertida aventura e eu sempre estou esperando pela próxima vez em que estaremos juntos.
Não é que haja algo de concreto para te contar. Mas suas palavras fazem meu coração bater mais forte e sua forma de me olhar me deixa sem jeito. Você desperta os melhores sentimentos que há em mim e sinto que sua presença em minha vida me torna em uma pessoa melhor.
Não é que você já não saiba tudo isso. Sei que percebe o grande carinho que já tenho por você. Talvez o meu coração esteja então apenas pedindo, para permanecer comigo para sempre.
Meu amor, você pode até achar esquisito receber esta minha carta, pois quem tomou a iniciativa para que nos afastássemos fui eu. No entanto, descobri que não consigo viver longe de você, só espero não ter descoberto isso tarde demais...
Meu amor, estou contando com o seu perdão. Sinceramente, não sei por onde andava a minha cabeça quando tomei esta decisão ridícula de me separar de você.
Sei que a minha atitude magoou você, sei que você pode até duvidar desta minha proposta de reconciliação, mas não pense que estou agindo com leviandade, pois tudo o que eu quero é contar com a sua atenção e o seu amor novamente.
Pense bem e me responda. Preciso de você! Um beijo.
Você é um sonhador, você é um lutador! Se você não desistir, será a cada dia melhor. Quem sonha, quem acredita e quem luta sabe fazer acontecer, e faz acontecer! E mesmo com medo segue em frente, porque quando o medo bate, vai com medo mesmo assim.
A vida é cheia de caminhos tortuosos e dias difíceis, mas é preciso olhar sempre adiante, nunca podemos parar diante de um obstáculo. É preciso tentar ultrapassá-lo. É preciso abrir os olhos e o coração para lutar pelas vitórias e ter humildade, caso venha a derrota. Mas mesmo perdendo a gente sempre ganha, porque é tentando que se aprende, e podemos aprender muito com os erros.
É preciso sonhar, é preciso acreditar, é preciso lutar. E se a vitória não vier hoje, vem amanhã. O importante é continuar tentando!
Um rico e já idoso fazendeiro, que sabia não ter mais tantos de anos de vida pela frente, chamou seus filhos à beira da cama e lhes disse:
"Meus filhos, escutem com atenção o que tenho para lhes dizer. Não façam partilha da fazenda que por muitas gerações tem pertencido a nossa família. Em algum lugar dela, no campo, enterrado, há um valioso tesouro escondido. Não sei o ponto exato, mas ele está lá, e com certeza o encontrarão. Se esforcem, e em sua busca, não deixem nenhum ponto daquele vasto terreno intocado."
Dito isso o velho homem morreu, e tão logo ele foi enterrado, seus filhos começaram seu trabalho de busca. Cavaram com vontade e força, revirando cada pedaço de terra da fazenda com suas pás e seus fortes braços.
E continuaram por muitos dias, removendo e revirando tudo que encontravam pela frente. E depois de feito todo trabalho, o fizeram outra vez, e mais outra, duas, três vezes.
Nenhum tesouro foi encontrado. Mas, ao final da colheita, quando eles se sentaram para conferir seus ganhos, descobriram que haviam lucrado mais que todos seus vizinhos. Isso ocorreu porque ao revirarem a terra, o terreno se tornara mais fértil, mais favorável ao plantio, e consequentemente, a generosa safra.
Só então eles compreenderam que a fortuna da qual seu pai lhes falara, era a abundante colheita, e que, com seus méritos e esforços haviam encontrado o verdadeiro tesouro.
Moral da História: O Trabalho diligente é em si um tesouro.
Mãe não tem férias, final de semana ou feriados. Mãe trabalha todos os dias, a vida toda, e no sorriso dos filhos vê sua recompensa!
Tudo fica mais bonito se tivermos alguém com quem compartilhar nossos sorrisos.
Lembro-me muito bem das palavras de meus pais, ainda criança, ao término de qualquer campeonato em que eu era participante, quando de lá saía com uma medalha pendurada no pescoço, de qualquer outra cor diferente da dourada: “O importante é participar”.
“Uma ova”, eu pensava. “Participar é coisa para perdedor, se estou no campeonato é para ganhar! Se não for dessa forma, por que estar lá?” Sempre perfeccionista, como se isso fosse uma grande virtude.
O perfeccionismo, e não me refiro ao distúrbio neurótico, mas o normal, pode ser um triunfo, quando visto pelos esforços para se atingir a excelência, mas se tornar maléfico, quanto à reação defensiva às críticas, e desastroso, quanto às exigências de padrões inatingíveis.
Ouvi algumas vezes um ditado popular, que utilizo sempre que preciso tomar decisões: “O ótimo é inimigo do bom”. Outro ditado, que agora está na moda, traz uma mensagem próxima: “Menos é mais”. Isso significa que estamos em constante mudança e evolução. Para tanto, é possível dizer que o tempo que se gasta com o propósito da perfeição pode ser mais bem aproveitado.
Até que se atinja a perfeição, oportunidades podem ser desperdiçadas em função do olhar centrado. Estatisticamente, um ponto fora da curva é chamado de especial e desconsiderado na análise de um processo.
Concomitantemente, é possível afirmar que no jogo do dinheiro não existe quem acerte todas as análises. É preciso saber perder. E estudos de finanças comportamentais apontam que a aversão à perda é um dos fatores que prejudicam a tomada de decisão mais coerente.
Com o passar do tempo, experiência, maturidade e educação financeira é que percebi a importância de se buscar a excelência, mas sem o medo do arrependimento por uma decisão equivocada. Aprendi que perder faz parte do jogo e é melhor assumir a perda, a sustentar, com orgulho, uma teoria que se mostra ineficaz.
As palavras do velho Lou, dirigidas ao aprendiz Bud Fox, chamaram a minha atenção em um dos mais famosos filmes sobre o mercado acionário, “Wall Street, poder e cobiça”, no momento em que o ambicioso jovem o procurou para tratar de um investimento, que, de acordo com ele, era garantido: “...ambiciosos entram e saem no mercado em alta. Os responsáveis sobrevivem ao mercado em baixa”. Sábio Lou!
Sinto-me confortável em afirmar que devemos buscar uma medalha de ouro, ainda que, ao término da competição, não ocupemos o lugar mais alto do pódio. Competindo, ao menos corremos o risco de ganhar.
Perder não é nada bom, mas saber perder é, no mínimo, inteligente.
(Prof. Boro)
(Win Trade)
As pessoas necessitam de esperança,
As pessoas necessitam de amor,
As pessoas necessitam da confiança de um companheiro,
As pessoas necessitam de amor para tornar boa uma vida,
As pessoas necessitam de fé em uma mão que ajuda.
(Abba)
Ótimo dia do Fisioterapeuta
Eu acredito em Deus e na sua palavra e quem vive com a mesma fé que eu está a salvo de todo mal.