Vocês não estão mais entre nós, mas em cada passo que dou sinto como voam com asas de anjo ao meu lado, meus queridos e saudosos pais.
E com o coração carregado de eterna saudade agradeço pelo amor que, mesmo depois de terem partido, deixaram comigo.
É esse amor e seus ensinamentos que diariamente me guiam. E tudo que quero é poder honrar sua memória durante a minha vida. Descansem em paz.
A saudade que é maior do que a vida, do que o tempo ou a razão, do que qualquer entendimento é a causada pela dor de perder um filho.
É a saudade que apenas encontra um pouco de conforto nas roupinhas sem uso, nos brinquedos arrumados, na caminha que esfriou para sempre.
Essa é saudade que todos os dias me consome e para a qual não existe cura. É a saudade que é impossível de matar, que para sempre viverá plantada no meu coração, e que apenas crescerá com o tempo.
Eu te amo, meu filho! Eu vou amar por toda a eternidade. Você não deixou de ser meu filho porque se transformou em um anjinho.
E até ao momento em que Deus me chamar para junto de você, eu vou amar você, e as saudades vão viver no lugar da vida que lhe foi roubada.
Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida, talvez o mais triste. Hoje, e em uma mesma pessoa, eu vi partirem meu avô e meu pai...
Enquanto vivemos é fácil ignorar a nossa própria mortalidade, que fará a dos que nos rodeiam. Estupidamente pensei que meu querido avô, meu pai de coração, fosse eterno, imortal.
Agora sinto que não lhe disse vezes suficientes o quanto o amava. Agora sinto que não lhe prestei as homenagens que ele merecia. Agora sinto que não lhe demonstrei tudo o que ele significa para mim... Mas agora é tarde.
Seu corpo não era afinal imortal, mas ainda assim, seu espírito e sua memória serão, pois eu tudo vou fazer para o manter vivo enquanto meu corpo respirar também ele vida. Meu amor e minha saudade serão eternas e levarão a memória do meu querido avô-pai até à eternidade!
Hoje é dia de despedida, e posso afirmar que é um dos mais tristes da minha vida. Querido avô, você partiu e agora lhe devo dizer o último adeus, o mais difícil, cruel e doloroso!
Vou sentir saudades suas, hoje, amanhã e para sempre... E já sinto a falta das nossas conversas, da sua sabedoria, do seu carinho, da sua energia e jovialidade que faziam inveja aos mais jovens.
Querido vovô, assim é a vida, um dia todos partimos, mas você jamais morrerá totalmente, pois para sempre viverá no meu coração e lembranças.
Que a dor deste momento seja breve e a lembrança de quem partiu seja eterna.
Querida sogra, foi com muita tristeza que lhe dissemos o último adeus, pois você partiu cedo demais das nossas vidas.
Para trás você deixou corações despedaçados, muita saudade e em mim uma sensação de que quando houve oportunidade não lhe disse quão grata eu sou pelo meu amor. De não lhe ter dito quanto a admiro, de não lhe ter dito vezes suficientes quanto gosto de você.
Hoje resta a esperança que lá no céu você ouça minhas preces e sinta todo o meu carinho. Adeus, querida sogra, adeus para sempre!
Hoje despedimos da vida um grande homem, um exemplo de pai e avô. Até sempre, querido vovô! Sua memória viverá eternamente entre todos que o amam.
Nos que ficam você deixa profunda tristeza e uma saudade eterna, pois a todos marcou de forma especial e permanente.
Que Deus o receba na Sua infinita glória e lhe conceda paz eterna! A todos que sofrem pela sua partida, eu peço ao Senhor que nos dê um pouco de conforto, um pouco de consolo a todos estes corações despedaçados.
Chegou a hora do último adeus, da despedida sem voz, do beijo sem calor. As leis da vida não têm lógica ou explicação. E só podemos tentar entender e fazer o luto!
Devemos procurar aceitar a realidade e conviver com a saudade, a falta e o vazio. Quem sabe amanhã não reencontramos aqueles que partiram?
Eu acredito que a vida é igual à intensidade que vivemos o amor, por isso dê tudo, aproveite os momentos junto de quem ama e desfrute das pessoas enquanto não se tornam simples lembranças.
Este adeus é de tristeza, saudade e pesar. Este adeus é amargo, revoltante e cruel. É uma despedida que me destroça o coração, pois não é todos os dias que se encontra uma amiga assim tão especial.
A vida é injusta e levou você cedo demais. Nunca esquecerei todos os momentos que vivemos e sua força de viver será minha eterna inspiração. Descanse em paz!
Sei que errei e agora tudo que me resta é pedir o seu perdão. Como prova da meu arrependimento peço desculpas não uma vez, mas várias e em todas as línguas que encontrei.
Afrikaans: "Jammer"
Albaneses: "Unë jam i keq"
Alemão: "Es tut mir leid"
Amharic: "Aznallehu."
Árabe: "Aasef".
Arménio: "Ts'avum yem."
Avar: "Tʼasałuha"
Azeri: "Üzgünüm"
Basco: "Sentitzen dut"
Lower Saxon: "Nix för ungood"
Bengali: "Āmi duḥkhita"
Bhojpuri: "hamake maf kara".
Bielorrusso: "Mnie vieĺmi škada"
Bósnio: "Oprostita".
Bretão "Eskuzit ac'hanon"
Búlgaro: "Sŭzhalyavam"
Catalão: "Em sap greu"
Cebuano: "Ikasubo ko"
Chamorro: "Dispensa yo' ".
Chinês (Mandarim): " Duìbùqǐ "
Chinês (Xangai): "Tevéchi".
Coreano: "Mian haeyo"
Crioulo haitiano: "Mwen regrèt"
Croata: "'Ao mi je"
Dinamarquês: "Jeg er ked af det"
Espanhol: "Perdón"
Esperanto: "Mi pardonpetas"
Estónio: "Mul on kahju"
Finlandês: "Olen pahoillani"
Frisiano (Norte): "Fertrüt me"
Frisian (Oeste): "Desculpe."
Friulian: "Scuse"
Gaélico da Escócia: "Gabh mo leisgeul"
Gaélico da Irlanda: "Gabh mo leiscéal"
Galego: "Síntoo"
Galês: "Mae'n ddrwg gen i"
Georgiano: "Me ukats 'ravad'"
Grego: "Lypámai"
Gujarati: "Huṁ dilagīra chuṁ"
Hebraico: "Slicha"
Hindi: "Mujhe maph kardo"
Húngaro: "Sajnálom"
Islandeses: "Fyrirgefðu"
Ilocano: "Pakawan"
Indonésio: "Maafkan aku "
Inglês: "I'm sorry"
Inuktitut: "Iikuluk"
Italiano: "Mi dispiace".
Japonês: "Gomen'nasai"
Kannada: "Kṣamisi"
Cazaquistão: " Keşiriñiz "
Lao: "Khony khoothdnoa"
Latim: "Ignosce mihi"
Letão: "Man žēl"
Lituano: "Atsiprašau"
Luxemburguesa: "Perdão".
Macedónio: "'al mi e"
Malaio: "Ma'af"
Malayalam: " KshamikyaNum "
Maltês: "Skużani"
Manx: "S'doogh lhiam"
Maori: "Arohaina mai"
Mongol: "Uuchlaarai".
Navajo: "Dooládó' dooda da".
Holandês: "Het spijt me"
Norueguês: "Beklager"
Occitano: "Perdon"
Urdou : " Māf karna "
Uzbequistão: "Afu eting"
Papiamento: "Sori".
Pashto: "Zeh mutaasif yum."
Persa: "Moteassefam."
Filipino: "Ako ng paumanhin"
Polaco: "Przepraszam"
Romanche: "I ma displacha"
Romeno: "Îmi pare rău" ou "Scuzați-mă"
Russo: "Prastite"
Samoan: "Malie lou loto"
Sardenha: " Mi dispraghidu "
Sérvio: "'ao mi je" ou "Izvinite"
Sesotho: "Ntshwarele."
Shona: "Ndineurombo."
Siciliano: " Mi scusassi "
Sinhala: "Mata samāvenna"
Em eslovaco: "Je mi a ľúto"
Esloveno: "Oprostite"
Somali: "Waan ka xumahay"
Sueco: 'Förlåt' ou 'Jag är ledsen'
Suíço-alemão: "Es duet mr leid"
Swahili: "Samahani."
Tagalog: "Paumanhin".
Tamil: "Enna maniichudunga"
Tcheco: "Je mi to líto"
Telugu: "Maa kshamaapanalu"
Tetum: " Deskulpa "
Tailandês: "Kŏr tôht"
Tibetano: "Gawn-da."
Tigrinya: " Yiqreta "
Tonga: "Fakamolemole."
Tswana: "Ke kopa tshwarelo."
Turco: "Pardon"
Ucraniano: "Vybačte"
Veneza: "Scuxéme"
Võro: "Andis".
Yiddish: "Zay moykhl."
Xhosa: " Ndicela uxolo "
Yorùbá: " Pẹlẹ "
Yucatec Maya: "Ma'taali 'teeni'"
Zazaki: " Qusır de seyr meke "
Zulu: "Uxolo
E claro, mais uma vez, minhas mais sinceras desculpas.
É uma certeza que nasce com todos nós, a de que um dia partiremos desta vida rumo ao desconhecido. É o final inevitável que todos conhecem.
Mas pouco importa quanto sabemos, quanto esperamos e tememos esse adeus definitivo. Pois quando ele bate na porta de forma inesperada e leva uma pessoa que nos é querida, o choque é tremendo, horrível; como agora que minha amiga se foi, sem aviso, sem tempo para preparar o coração.
É terrível dizer adeus, é triste e doloroso, e multiplicado até ao infinito quando esse adeus é eterno. Pois dói muito tomar consciência que jamais voltaremos a encontrar essa pessoa; não neste plano da existência.
Minha querida amiga se foi, partiu para sempre, e junto com a saudade que deixou no coração daqueles que a amam, ficou a sensação de impotência, e um luto carregado de saudade e confusão.
Até sempre, minha amiga, com amor, com saudade…
Que Deus esteja do seu lado nessa hora difícil, amiga. Perder alguém que amamos é a dor mais forte que podemos sentir, mas no céu está um Pai amoroso que nos compreende e que certamente providenciará tudo que precisa nesse momento de angústia.
Tenha coragem, por você e por toda sua família. As memórias permanecerão e o carinho especial que sentiam um pelo outro continuará no seu coração por toda sua vida.
Emudeço no silêncio da sua ausência. Meus olhos vivem cegados pelas lágrimas e às vezes penso que me afogo nelas, meu filho.
Devo dizer-lhe o último adeus, agora que Deus chamou você de volta, mas sinto que universos de dor esmagam meu peito cada vez que tento...
Adeus, meu filho, adeus para sempre! Mas do meu coração você jamais partirá.
Hoje e para sempre eu vou amar você, e com a ânsia de voltar a ver seu sorriso eu vou me arrastar até à próxima vida.
Para sempre vou guardar a sua imagem sorrindo, amiga, pois é assim que quero lembrar de você. Não importa quanto tempo passe, você sempre irá morar no meu coração e lembrarei de você assim: leve, feliz, alegre. Minha saudade será eterna e nunca esquecerei dos bons momentos.
Descanse em paz e espero que saiba que levo um pouco de você comigo.
O dia de hoje fere ainda mais meu coração! Traz recordações suas que já nem lembrava que existiam em minha memória. Isto são saudades, meu pai, saudades suas!
Dava tudo para ter mais uma conversa com você, para sentir sua proteção novamente; para ter acesso a mais um sorriso seu; a mais um pouco de calor. Descanse em paz! Eu amo você, meu pai!
Sei tudo que passa pela sua cabeça neste momento tão difícil, pois você sabe que não faz muito tempo que aconteceu o mesmo comigo. Perder uma pessoa querida assim, tão de repente, nos traz uma dor enorme para dentro do peito, e ficamos com a ideia que nunca mais seremos os mesmos. Infelizmente, em parte, isso é bem verdadeiro, após a partida de uma grande amiga, sempre ficará um vazio na nossa vida, mas nunca, jamais, poderá permitir que a tristeza seja mais forte que a saudade.
Ainda não entendemos o porquê destas coisas, mas sabemos que a vida por aqui continua e temos que ter muita força para que todos esses sentimentos ruins desapareçam. A saudade continuará para o resto da vida, mas é necessário que esse abatimento desapareça. Se permanecer apegado a essa profunda tristeza, só fará com que aumente mais ainda a dor da perda.
Continuar a viver com um sorriso no rosto e de bem com a vida, não mostrará nenhum desrespeito com a partida da sua amiga, pois onde quer que ela esteja, tenho certeza que só quer nada menos que a sua alegria de viver permaneça. Mas, se mesmo após todas essas palavras precisar de um ombro amigo, pode contar comigo a qualquer hora, estarei ao seu lado para o que for preciso.
Já passou algum tempo desde que você partiu. No início a dor era tão aguda que era difícil pensar em outra coisa, mas era triste lembrar de você com dor, com a dor do luto.
Hoje, penso todos os dias em você, mas aquela dor virou saudade, a dor já não é aguda, mas continua latente. Eu espero pelo dia que a sua lembrança virá acompanhada apenas de um sopro morno de saudade e do amor que se mantém vivo em meu peito.
Você é e sempre será parte de mim, e estará sempre dentro do meu coração. Quando penso em você tento afastar a dor com o seu sorriso que me vem à mente.
Quero lembrar de você feliz, e quero que a sua lembrança me traga também a felicidade dos tempos que eu tinha você ao meu lado. Espero que você esteja bem voando entre as estrelas!
Minha filha, minha princesa,
Estrela que tanto me ilumina.
Ao seu lado não sinto tristeza,
Ser mãe é o que me fascina.
Não há limites para um amor
Que nasceu de dentro para fora,
Que ao meu mundo trouxe a cor
Que me faltou tantas vezes outrora.
Minha filha, minha herdeira,
Maior bênção que Deus me deu.
Nossa amizade é verdadeira,
Luto pelo meu sorriso e pelo seu.
Estarei sempre onde você estiver,
Ao seu lado, em qualquer ocasião.
Hoje menina, amanhã mulher,
Eternamente no meu coração.
Nesta hora de despedida e dor abra o coração para a paz e o amor por quem jamais irá embora. Sinto muito sua perda.
Meu amor, essa dor que está sentindo por ter perdido um ente querido, é uma dor que não precisa sentir sozinho. Eu estou aqui ao seu lado para segurar sua mão e tentar falar as palavras certas para o seu coração.
É nestes momentos ruins que precisamos de um ombro amigo ou simplesmente alguém a quem contar nossas mágoas. Eu estarei aqui sempre presente para o que precisar. Tenha muita força!
Adeus, palavra difícil, complicada de dizer e executar na vida, e impossível de aceitar quando o adeus é definitivo, como este que agora dedico a você, minha querida amiga, que partiu para sempre.
Com a lágrima grudada no olho, a cada instante forçando o caminho pelo meu rosto. Com a melancolia apertando o peito. Com a saudade rasgando meu coração, hoje lhe digo o último e definitivo adeus, carregado de revolta e impotência!
Adeus para sempre, querida amiga...
As pessoas mais belas que um dia podemos conhecer são aquelas que conhecem a derrota, conhecem o sofrimento, conhecem a luta, conhecem as perdas e mesmo assim encontram uma maneira de sair do abismo. Estas pessoas possuem uma percepção, sensibilidade e sabedoria sobre a vida que as preenche de compaixão, generosidade, e uma preocupação profundamente amorosa com o outro.
As pessoas belas, não se contentam em existir e estar presa a sua própria existência, elas mudam a vida dos outros mesmo depois de partirem. Muitas vezes, elas passam por nós em momentos de fragilidade e transformam a nossa existência. Assim foi você. Assim é você em minha vida, pois mesmo de pois de ter partido, a sua presença deixou marcas profundas, você foi e sempre será um exemplo de vida.
No dia de hoje, sinto-me triste por já não ter você conosco, mas acima de tudo, sinto-me eternamente grato por ter sido um dos escolhidos por Deus para estar no seu caminho.
Que Deus abençoe a sua alma e lhe dê a paz que você trazia para as nossas vidas.
Quando o amor aparece em nossa vida, tudo se transforma. Os dias se tornam mais leves, mais coloridos, mais animados. As expectativas nos dão ânimo e força. Sonhamos com o momento de encontrar o nosso amor e estar ao seu lado por alguns instantes.
O amor faz bater mais forte o peito, faz o corpo todo se sentir mais vivo e mais feliz. Mas quando o amor acaba, quando não há mais nenhuma saída para o amor além da separação. Essa agitação do coração torna-se uma dor imensa. Em vez de bater, o coração parece parar. O corpo quer se mexer, mas o coração não deixa. O coração é que parece comandar o corpo, em vez do cérebro.
Quando um grande amor se vai, tudo na vida perde o sentido. Tudo fica sépia e sem sabor. A dor incomoda, faz o sono nos abandonar, faz a respiração pesar. É um período de luto, um amor morreu, um projeto de vida em comum acabou, um desejo de felicidade ficou parado no ar. Mas a dor passa, a ferida vai sarar, ainda que as cicatrizes fiquem para sempre. O importante é pensar nas cicatrizes como histórias para contar e não marcas de dor.
Lamento muito pela perda do seu irmão. Sei que é um golpe duro ver partir alguém que amamos e acredito que nesse momento seu coração esteja destroçado. Mas seja forte e, mais do que nunca, mostre a guerreira que você é. As memórias do que viveram permanecerão e serão o conforto que precisa quando o desânimo estiver prestes a se apoderar de você.
Talvez possa parecer exagero, mas hoje tenho a certeza de que você é a luz que veio iluminar minha vida, que até conhecer você era escura, negra e vazia.
Meu amor por você me fez crescer e aprender, e por você todos os dias luto para ser uma pessoa melhor. Você é uma mulher extraordinária, a mais especial que algum dia conheci, e da mesma forma é uma esposa maravilhosa.
Hoje celebramos mais um ano de casados e eu queria que você soubesse que é tudo para mim, e que não consigo imaginar uma vida em que você não exista.
Eu amo você daqui até ao infinito, e apenas quero estar ao seu lado hoje e para sempre. Feliz aniversário de casamento, meu amor!
Hoje se completam dois anos desde que você partiu, desde o dia em que o adeus definitivo ditou o seu desaparecimento.
São dois anos de viva saudade e a certeza de que você nunca cairá no esquecimento, pois mora no meu coração, nas minhas memórias...
Lá onde você agora está, espero que esteja descansando em paz, e que consiga sentir minha saudade que por você será eterna!
Sinto saudade! Uma saudade que dói fisicamente. Uma saudade que machuca minha mente. Queria tanto ter você aqui junto de mim, meu pai!
Queria mais um abraço; precisava de mais um aperto de mão, de mais uma palavra de orientação. Você foi cedo demais, aliás, sua ida seria sempre injusta e cedo demais! Um dia estaremos juntos novamente – eu prometo! Até lá, meu pai!
Ainda não me habituei a viver sem ter você do meu lado, meu pai! Sinto muito sua falta. Sempre que me lembro do seu abraço, das suas palavras de ternura e carinho, do seu apertar de mão forte e certeiro, surge a maior das nostalgias.
Mas você está bem – algo me diz que você está bem e que um dia vai haver espaço para nosso reencontro. Até lá vou honrar seu nome e seu legado! Descanse, meu pai!
Quando perdemos um irmão, parte de nós também se perde. Um irmão é alguém que sempre fará parte da nossa vida, sempre estará em nós nesta linha que une o passado ao futuro que é a vida.
O seu irmão já não está fisicamente ao seu lado, mas ele ainda está com você e sempre estará. E pode ter certeza de que ele escuta e conversa com você.
Quando a saudade apertar, procure um lugar bonito, silencioso, feche os olhos e escute o seu coração. O seu irmão está vivo dentro de você e lhe sorri com carinho através das memórias que vocês têm juntos.
Sinto muito pela sua perda e oro para que você encontre algum conforto nas boas lembranças do seu irmão. Um abraço muito forte!
Meu avô, meu querido avô, chegou a hora de dizermos o último e definitivo adeus, o mais triste, o inevitável e irremediável. Adeus avô, adeus...
Do meu coração você jamais se despedirá, e para sempre lembrarei o homem extraordinário que você foi, tudo o que aprendi com você, toda a sua generosidade e nobreza de caráter.
Adeus, meu querido avô, com a certeza que para sempre estará comigo, nas minhas lembranças, em todo o amor que compartilhamos, em toda a saudade que por você será eterna!