Dois corações se quebram, se partem, ao perceberem que juntos não mais se satisfazem. Um nota que o outro não está dando carinho como antes. O outro nota que o jeito do olhar está diferente. Os dois se calam. Longo silêncio.
Tudo continua como se nada estivesse acontecendo. Mas os corações sabem que as coisas não estão normais. Os dias passam, as noites em claro demoram a passar, os pensamentos fervem, as lágrimas caem do olhar; e nada se resolve. Como contar?
Um coração não bate com a mesma intensidade de antes... O outro também não. Tudo é muito confuso. O beijo se torna vazio, o abraço frio, o olhar seco. E o silêncio atrapalha, e a verdade e o medo incomodam. A dor. A tristeza. Como contar?
Esse momento chegará, sim, e será duro como um momento no inferno. E as lembranças não se apagarão. Nunca! Dois corações que durante tanto tempo juntos encontraram dias de intensa felicidade, agora, separados, encontrarão dias de intensa agonia. Estar sozinho nunca é bom, e a solidão dói.
Hoje, nesta noite tão escura, um dos corações (o meu) toma coragem para dizer. Mas não liga. Prefere apagar a luz, dorme, sonha. E acorda, no meio da madrugada, com a lua vagando pelo céu. Chora, chora muito esse pobre coração. Vê que esse sentimento não tem fim. É apenas uma crise, um momento, uma fase. E passa.
E é exatamente nessa mesma noite que o outro coração (o dele), também chora muito. E também descobre que o sentimento é eterno. E amanhã, esses dois corações voltarão aos velhos tempos, e terão momentos de intensa felicidade. Porque se amam!
Os amigos são a melhor coisa da vida. Sem eles só conhecemos a solidão; com eles temos o mundo na palma da mão! E é por vocês serem tão especiais que desejo a todos uma noite maravilhosa!
É hora de descansar e refletir sobre o que foi errado hoje e como melhorar amanhã. Relaxem e desfrutem da melhor noite de sempre! Durmam bem, amigos!
Tudo o que eu preciso é de um ombro, alguém em quem posso confiar meus segredos e sonhos. Não há nada pior do que sentir que estamos desamparados e ver tudo à nossa volta cair, sem termos alguém para nos segurar.
É de força que eu necessito, uma ajuda de alguém que me faça seguir em frente. Quando tudo parece perdido, basta nos segurarem a mão com amor, só para nos mostrarem qual é o caminho. Sim, era apenas isso que eu queria.
Eu tinha medo, eu tinha medo do escuro, eu tinha medo da solidão, tinha medo de morrer. Eu costumava ter calafrios, imaginava fantasmas e não via as tragédias no telejornal. Eu era muito supersticiosa, não passava debaixo de escadas, fugia de gatos pretos e tinha medo da lua cheia.
E andava cheia de amuletos da sorte, e tinha medo de sonhar, de desejar algo e esse desejo não se realizar. Tinha medo de ouvir a minha voz, de dizer em voz alta o que queria. Tinha medo de amar, tinha medo de sofrer. Eu vivia escondida do mundo, debaixo da minha cama. Eu tinha medo do mundo.
Mas um dia percebi que já estava vivendo o meu maior medo: a minha vida estava passando e eu não estava vivendo. Eu já estava morrendo sem ver. Eu tinha medo de "nãos", e não percebia que não lutava pelo "sims". Percebi que na verdade estava vivendo com medo da vida, em vez de ter medo da morte. Foi aí que resolvi viver!
Senhor,
Hoje reunimos em família, paz e amor,
Para ao Teu filho prestar homenagem
Aquele que por
Tua bondade e generosidade
Ao mundo veio para nos salvar.
Obrigado Senhor!
Que neste Natal Tua luz ilumine
Nossos corações,
Nossas casas e nossas vidas
E nos dê força e coragem para que
Nossa fé, nunca chegue a fraquejar.
Abençoa, meu Deus,
Toda minha família e todos aqueles
Que sofrem em solidão!
Que no dia em que nasceu Jesus,
O nosso Salvador, possa seu amor
Renascer em nossos corações.
Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você, que solidão
Esquecera de mim
Enfim
De tudo que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri
Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor
Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano
E esqueço que amar
É quase uma dor
Só sei
Viver
Se for
Por você.
Logo quando percebi
Que tinha perdido você para sempre,
Pensei que tudo que estava sentindo
Seria amenizado com o tempo e
Logo logo me acostumaria
Com a solidão do nosso afastamento.
Por que me amou mais do que devia?
Por que me permitiu viver os melhores anos da minha vida?
Me habituei à felicidade e aos seus sorrisos,
Encontrei até um sentido onde em mim
Nunca tinha me trazido euforia.
Tentei de todas as formas adiar o inevitável,
E acabei forçando uma relação que já havia acabado.
Sei que não existem culpados,
Mas a minha dor está instalada de tal forma
Que já chegou muito próximo do insuportável.
Sei que ficarmos juntos novamente
Não seria a decisão mais perfeita.
Mas de uma coisa tenho plena certeza,
Que a dor de não ter você deixa a minha alma
Completamente insatisfeita.
Por estarmos acostumados a viver rodeados de tantas pessoas, podemos muitas vezes relacionar a solidão como algo negativo ou restritivo. Como se permanecer algum tempo sozinho não pudesse ser prazeroso, muito menos originar alguma alegria.
Nem todo mundo visualiza a independência como algo fácil ou instintivo, para muitos, fazer algo sozinho é como se fosse uma tortura, vendo a solidão sempre como o pior de todos os caminhos. O problema é que infelizmente, em algumas situações, somos obrigados a fazer nossas escolhas sozinhos e com o passar dos anos isto se torna cada vez mais constante e inevitável.
Temos que lembrar que a cada etapa que ultrapassamos durante a vida, temos sempre um pouco da nossa dependência diminuída. Com o tempo todas aquelas atividades que dependiam da presença de outra pessoa para serem executadas, como nos locomover ou comer, passam a serem feitas com total autonomia.
Passar algum tempo sozinho não deve ser visto sempre como algo negativo, a vida é muito imprevisível para dependermos de outra pessoa para o que quer que seja nesta vida. Sozinhos aprendemos um pouco mais de nós mesmo intimamente, e tal fato deve ser visto como algo positivo sempre.
Quando eu me senti perdida, ninguém me estendeu a mão. Dizem que é nos momentos de dificuldade que vemos nossos verdadeiros amigos, mas no meu caso apenas deu para perceber que não tenho ninguém com quem posso contar.
A maior decepção não é me sentir sozinha, mas sim saber que estou desamparada com tantas pessoas por perto que sempre me prometeram amizade incondicional. A vida me tem ensinado da pior forma que as palavras nada valem, se não forem acompanhadas de ações.
Meu amor, eu trocaria estas belas palavras por um só segundo ao seu lado, mas infelizmente nada pode mudar esta distância que nos separa. Fica a intenção para que você saiba que é tudo para mim, e que meus dias têm sido verdadeiras histórias de solidão e ausência.
Sinto falta do seu sorriso, do jeito como só você me olha, do carinho que me aconchega a alma. Quero que saiba que o amor que liga meu coração ao seu é cada vez mais forte. Esteja onde estiver, nada mudará este meu sentimento.
Tento definir essa sensação de impotência, essa fraqueza que abala minha mente já doente e sozinha. Tentei encontrar-me nos olhares de quem estava ao meu lado, tentei me sustentar nos sonhos que ouvi, tentei encontrar forças aonde não mais havia.
Caminhando sozinha percebi quantos sonhos abri mão, quantas vezes passei por cima de mim para que outro alguém sorrisse de corpo e alma e iluminasse o mundo por aí, de quantas pessoas conheci e apaixonada deixei voar pra longe de mim; encontrei a escuridão e o vazio de persistir e acreditar que conseguiria caminhar sozinha, quando na verdade até mesmo o maior dos tolos sabia que sozinha, nem uma alma é capaz de vagar sem se lesar pelas quinas da estrada.
Cai em becos sem saída, caí em vertigens e alucinações, caí sem forças pra levantar me apoiando em ter que continuar não por mim, mas por aqueles que estavam à minha volta. Hoje percebo que ali, esqueci de mim, esqueci de viver pra mim, esqueci que precisava de mim para continuar a seguir. Ali percebi que já não suportava mais a solidão, não queria mais esse caminho de escuridão, talvez ali também, percebi que era tarde demais…
Olhei ao meu redor, no chão havia sangue e estilhaços espalhados do que um dia foram meus sonhos, minha esperança, minha força; encontrei fotos rasgadas de pessoas que deixei passar, de pessoas que saíram do meu caminho sem cogitar; havia folhas espalhadas da minha história esmaecidas irrecuperáveis; em um canto, havia amor, esquecido, largado, jogado como algo sem valor e por toda extensão havia medo, fúria, dor, lágrimas… Tá um caos, tudo se tornou um caos, vozes sumiram, sorrisos se tornaram lembranças doces, presenças se espatifaram com o vento e a escuridão veio tomar conta de uma morada que não era dela.
Pode ter sido só um erro, talvez o erro foi abrir mão do primeiro sonho e desencadear sucessivas desistências; talvez tenha sido encontrar conforto na escuridão e no silêncio, como se de silêncios fizessem um mundo bom; talvez foi ter deixado passar por cima de mim, colocando a vontade dos outros melhores ou mais urgentes que as minhas vontades, ter aberto mão de sorrir para ver os outros sorrirem, ou talvez é ter feito tudo na esperança de um dia todo o feito voltar pra mim como uma avalanche de boas energias. Talvez o erro não tenha sido desistir, tenha sido ser incapaz, impotente, incoerente quando necessitava só um pouquinho de garra e vontade; talvez nem tenha tido erro, mas o medo tenha tomado conta do que um dia fazia toda a história ter sentido…
Talvez ninguém sinta que há necessidade de sentido, ou talvez o sentido esteja nos motivos, e os motivos são tantos que nem cogitem percebê-los, só sabem que são eles que dão toda a coerência em viver, dão todo o brilho em querer seguir cada vez mais… E talvez seja esse querer, e esse motivo que não fazem mais parte do que hoje sou talvez não seja meu sorriso que faça falta, mas o sorriso de alguém ao olhar pra mim, talvez também nem tenha mais importância, se a importância de existir já sucumbiu em mim.
(Devaneadora)
Meu pai, meu querido e amado pai... Você era o meu herói, a fortaleza, a generosidade e a integridade personificadas.
E agora você partiu para sempre, me entregando à solidão da sua ausência. Uma saudade terrível e eterna, e uma dor que não se calará nunca.
Você era, e para sempre será, o meu maior exemplo de vida, a minha inspiração. Eu para sempre vou amar você, meu pai, e sei que jamais me abandonará esta saudade de você...
É impossível manter um amor no coração quando ele nos faz mal à alma. Eu tentei, dei meu melhor dia após dia, mas não foi suficiente. Chegou a hora de dizer adeus a um sentimento que criei e vivi, mas sempre na mais discreta solidão.
Acredito que você tem planos para sua vida que não me incluem, e vou respeitar inteiramente sua posição. Talvez um dia eu encontre alguém especial que saiba valorizar o meu amor e tenha capacidade para me fazer verdadeiramente feliz.
Adeus!
Hoje tudo perdeu o sentido
e me encontrei triste sem
nenhuma razão aparente.
As lágrimas caem do rosto
e eu só queria alguém para
me abraçar, mas a solidão
se faz presente.
Sinto-me só e não encontro
nenhuma saída.
Cada vez me afundo mais
nesta tristeza profunda.
Será que alguém pode me ouvir?
Será que alguém se importa?
Queria que alguém conseguisse
me entender e talvez assim,
esta tristeza pudesse ter fim.
Na vida existem dois caminhos, o da individualidade e o da coletividade. O primeiro caminho é uma estrada sem saída e repleta de solidão e insucesso. Mas o trilho da coletividade, da cumplicidade, da sociedade entre pessoas tem sempre consequências ricas de aprendizagem.
É por isso que o trabalho em equipe acaba sempre por dignificar cada pessoa e o grupo. Trabalhar em equipe é o primeiro passo para alcançar sonhos e ideais de todo o gênero – até os impossíveis!
Não importa o tamanho da montanha, o comprimento do mar, a largura da margem de um rio; nada importa, nada interessa se todos estivermos com o pensamento na mesma direção!
Sorria. Sorria hoje e agora, por todos os motivos que conhece e até mesmo pelos que ainda vai descobrir. Sorria porque não vai pagar nada por fazê-lo, comprometa-se com a felicidade, mesmo que não saiba o que o futuro lhe reserva.
A tristeza é uma inimiga vencida a partir do momento em que você sorri. A solidão tem os dias contados quando decide não desistir. Por isso, não se deixe abater perante as preocupações. Está na sua mão a possibilidade de mudar o rumo de qualquer acontecimento.
Máscara diária
Me proteja e me esconda
Faça com que eu seja aceito
Mesmo que custe a honestidade
Antes falso que isolado.
Me vê, mas não enxerga.
A farsa no semblante
Conta uma história diferente
Sorri por fora e se encolhe por dentro
É o segredo de quem mente.
Não faço por mal
Queria ser normal
Mas quem quer ser amigo
De quem se sente negativo,
Doído, triste e deprimido.
Quem sabe um dia,
Quando tiver coragem
Vou limpar essa maquiagem
Chamada falsidade
Mas que para mim é proteção.
Mas quem estou enganando?
Não é quem não sabe deste segredo,
Mas somente a mim mesmo
Pois sei que não tenho forças
Sou feito só de desejo.
Hoje vai ser igual a ontem,
Projetando na frente de todos
Uma postura de alegria,
Por dentro com o medo de me ferir
Me machuco todos os dias.
Em momentos de solidão e em instantes de silêncio a tristeza começa a invadir meu coração, mas depois eu imagino que você está aqui e tudo fica mais calmo. A saudade torna cada segundo que passa em hora e faz cada dia parecer uma eternidade. Sinto muito sua falta, pois sem sua presença me sinto incompleta.
Aguardo com ansiedade nosso reencontro sem nunca esquecer o quanto gosto de você. Volte rápido para junto de mim, meu amor!
Eu sempre acreditei no amor, sonhei durante muito tempo com a possibilidade de encontrar alguém que preenchesse o vazio da minha solidão, mas foi apenas quando vi você que esse sonho ganhou força e acabou por se tornar um desejo forte no meu coração.
É maravilhoso ter ao meu lado uma pessoa que excedeu minhas maiores expectativas. O amor é belo porque trouxe você até mim, e eu só quero lhe agradecer por estar presente dessa forma tão especial dia após dia.
Passo os dias olhando para um jardim que não é meu. Olho para a grama, sempre verde, mesmo quando as folhas vermelhas do outono começam a cair. Não importa as cores do jardim, a grama está verde. Na primavera, as flores enchem os olhos de quem passa de alegria, no verão a luz do sol deixa tudo mais claro e resplandecente e, mesmo no inverno, os dias gris não tomam conta de grama. Sempre que me sinto triste, vou até a janela e olho para aquele jardim. Indago-me se naquela casa não há tristeza. Será que não há um único dia em que não se esqueçam de regar a grama?
No jardim que não é meu, e onde a grama é sempre verde, há muitas borboletas. Elas estão sempre por lá. São de todas as cores, e às vezes fundem as suas asas com pétalas azuis das flores. Naquele jardim há também frutos, muitos frutos, verdes e maduros. Às vezes irrito-me porque alguns frutos caem das árvores, apodrecem e nunca são recolhidos. Mas depois, lembro-me dos pássaros bicando-os e vejo as cascas dos frutos desaparecem no solo.
Aquele jardim, tão vivo, não é meu. Naquele jardim há cor, há vida, há idas e vindas. E a grama é sempre verde. O meu jardim é um pequeno e inabitado jardim de inverno. Mas não cultivando a grama verde, nem as flores, nem as borboletas, à distância, assumo ser belo o canto dos pássaros.
Você não está sozinha vovó! Eu estou junto de você em corpo, pensamento, em atos e em palavras. Eu gosto muito de você e entendo que é difícil, entendo que a solidão dói muito, mas você não precisa sentir essa coisa triste.
Você é uma querida avó, a melhor do mundo; é minha segunda mãe; somos família, vovó. Preciso que você esteja bem para eu estar também. Beijo grande no coração, avó! Eu te adoro.
Quem tem pais assim como os meus tem tudo que precisa para se sentir feliz e abraço pela sorte, pela vida! E por isso a vocês, pai e mãe, eu agradeço por nunca me voltarem as costas e estarem sempre junto.
Em todos os momentos da minha vida vocês estiveram ao meu lado e me ajudaram, apoiaram e fizeram acreditar que nada é impossível. Não conheço pessoas mais incríveis e maravilhosas do que vocês, meus queridos!
Talvez por isso eu me sinta tão capaz, tão especial. Saber que em qualquer situação eu não irei conhecer a solidão é uma coisa que não se explica; que não tem nome. É algo que se sente e nos transporta para um lugar leve e deslumbrante.
Papai, mamãe, continuem a construir esse legado de amor tão belo e inspirador. Vocês são tudo para mim e eu serei sempre gratidão para vocês.
Você foi embora, e eu vi a minha felicidade ir embora e a solidão chegar. Eu disse adeus amor, adeus felicidade, e disse olá, vazio. Eu chorei, e achei que ia morrer. Eu via a chuva cair lá fora e pedia a Deus para eu desaparecer, como a água que era sugada pela terra.
Mas o tempo passou e agora começo a amar novamente. Estou apaixonada. Eu que pensei que o amor tinha acabado para mim, eu que achei que nunca iria conseguir parar de chorar. Sinto-me novamente pronta para ser feliz. Sinto-me reconstruída.
Com tudo isso aprendi, que amar é uma capacidade humana individual, o nosso amor não está no outro, está em nós. Amar é querer amar, estar apaixonada é querer estar apaixonada.
Mas para isso, antes de tudo, é preciso cultivar o amor próprio, estar bem consigo mesmo. Só assim um relacionamento pode acontecer em nossa vida, e nos trazer tranquilidade e felicidade. Hoje, me sinto em paz comigo, pronta para amar e ser feliz.
Sinto sua falta todos os dias! Você sabe que nossa ligação é muito mais que madrasta e enteada. É por isso que tem sido difícil superar as horas que demoram tanto tempo a passar. Fico até imaginando o dia de seu regresso, sabe?
A saudade é uma coisa terrível, mesmo! Quero que você saiba que sinto muito orgulho por você ser tão aventureira e batalhadora. É por isso que esta distância vai dar frutos muito em breve. Beijo e volta rápido!
É difícil estarmos perante grandes obstáculos na vida, termos uma infinidade de problemas pela frente e percebermos que enfrentaremos tudo sozinhos. Não adianta falarem que os amigos são para as ocasiões, se eles não estão presentes quando mais precisamos.
Hoje sinto o sabor amargo da solidão, quando dava tudo para ter um ombro amigo. É uma decepção perceber que estava tão enganada em relação à lealdade de certas pessoas.
É um sentir que se apodera de nós
por dentro do corpo, nas entranhas
da mente. É uma angústia que nos
eleva ao topo da tristeza. É saudade.
Não dá para lutar contra. É só uma
batalha sem vencedor. Sentir falta
é sentir solidão e entender que não
se tem quem nunca se quis perder.
É a nostalgia que chega a cada luar
e se mantém no amanhecer que logo
surge. A saudade morde e faz doer.
É a melancolia no estado mais puro
que sempre chega naquela hora mais
incerta. A saudade morde e faz doer.
A melhor coisa que você pode fazer por alguém, é lhe sorrir. O maior presente que você pode dar a alguém é a sua amizade.
É com uma troca de sorrisos que uma amizade pode começar. Quando você perceber que uma pessoa está triste, sorria para ela. Um sorriso é uma porta que se abre. Às vezes, tudo que alguém precisa é de um sorriso amigável que convida para uma conversa e talvez um café.
Nos momentos de tristeza, nos caminhos de escuridão, são os amigos que nos alegram, é a amizade que nos ilumina.
Quando você estiver triste, não tenha medo, olhe nos olhos de alguém e troque um sorriso. Um sorriso pode ser um convite de amizade. Um sorriso que se abre para você é uma porta para fugir da solidão.
De todas as sortes no mundo, de todas as bênçãos e acasos, a mais feliz de todas é ter uma família que amemos e nos ame profundamente. A minha é simplesmente incrível!
Sei que nenhum mal perdurará, que o bem resistirá sempre. Desconheço a solidão e o desamparo, tudo isso porque minha família é meu apoio maior na vida. Sem eles eu não sorriria com sorrio todos os dias.
Que a vida nos mantenha unidos, ligados igual unha e carne, eternamente. É tão bom viver com este conforto que desejaria que todo mundo tivesse a mesma chance de poder falar: eu AMO minha família!
Procuro qualquer coisa
que possa me consolar
e encontro conforto
nestas palavras.
A solidão me faz companhia
enquanto sinto este eterno
vazio dentro do meu peito.
A lágrimas caem do rosto
e nada parece fazer sentido.
Queria fugir daqui,
porque não encontro
ninguém que possa
me entender.
A cada segundo o vazio
dentro de mim cresce
um pouco mais e a
tristeza se torna minha
única companheira.
Acho que tenho muita sorte, porque acredito em Deus. Tenho uma fé inabalável e uma crença muito poderosa no Senhor. Confesso que sem a dádiva d´Ele nada seria igual na minha vida.
Sou uma pessoa feliz, porque Ele existe de verdade. É Ele quem me ajuda e guia independentemente do caminho escolhido. E a solidão jamais vai existir, porque Ele vai sempre estar ao meu lado.